Caro(a) Subscriber,

As atividades incluídas no projeto CELESTE continuam já amanhã, sábado dia 11 de fevereiro de 2017. A partir das 10h, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, S. Pedro do Estoril, desafiamos as famílias a virem descobrir novos asteroides!! A sério!!

Em campanhas passadas, os jovens de escolas portuguesas já descobriram mais de 150 asteroides. Agora, o NUCLIO abre a possibilidade de novas descobertas ao público em geral, particularmente às famílias. Traga o seu filho para analisar imagens recentes do céu e tentar encontrar um desses objetos misteriosos!

Informação completa e inscrições

Divulgue e apareça!

Mas entre hoje e amanhã há mais acontecimentos a ocorrer… no céu!

Hoje dia 10 de fevereiro às 22h32 em Portugal tem início um eclipse penumbral da Lua que terminará já amanhã, dia 11, pelas 2h55. Num eclipse lunar a Lua “nunca desaparece” e ainda menos quando se trata de um eclipse penumbral… por isso a não ser que seja um observador regular da Lua, o evento poderá mesmo passar despercebido.

Pode consultar o seguinte Tema do Mês no Portal do Astrónomo Vintage para saber um pouco mais sobre este tipo de eclipse:

http://vintage.portaldoastronomo.org/tema.php?id=19

O outro fenómeno desta madrugada é a passagem do cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdušáková no ponto mais próximo da Terra nesta órbita. Este cometa tem uma órbita de pouco mais de 5 anos… e é visível de madrugada (com telescópio) na direção da constelação de Hércules movendo-se nos próximos dias para a Coroa Boreal.

Mas, de acordo com as previsões meteorológicas, a probabilidade de céus limpos em Portugal é muito baixa… por isso o mais provável é mesmo não ser possível a observação destes fenómenos.
Até breve!


Aqui vai uma listagem dos últimos 10 artigos publicados no Portal do Astrónomo:

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]