Um eclipse solar total ocorre quando a Lua se move em frente ao Sol obscurecendo totalmente o brilho da estrela. Isto acontece graças a uma peculiaridade celeste: embora o Sol seja cerca de 400 vezes maior que a Lua, a distância média da Terra à Lua é por vezes perfeita para que esta aparente ter no céu o mesmo tamanho que o Sol.

Foi o que aconteceu ontem, 21 de Agosto de 2017, nos Estado Unidos. Os observadores situados ao longo de uma faixa que se estendeu desde Salem, no estado do Oregon, a Charleston, no Estado da Carolina do Sul, puderam observar um Eclipse Solar Total, um dos fenómenos mais extraordinários da natureza.

A NASA transmitiu o fenómeno em tempo real, através da NASA TV, e também da sua página no Facebook.

Aqui ficam algumas das imagens e vídeos mais impressionantes.

O eclipse total em Madras, Oregon.
O eclipse total em Madras, Oregon. Créditos: NASA/Aubrey Gemignani.

O Eclipse Solar Total 2017 visto a partir de Idaho Falls, Idaho, a 21 de agosto de 2017, 19:32 UTC. Crédito: NASA.

Eclipse Solar Total 2017 - Ross Lake.
Imagem composta que mostra a progressão do eclipse solar parcial em Ross Lake, Northern Cascades National Park, Washington, segunda-feira, 21 de agosto de 2017. O eclipse solar total varreu uma parte estreita dos Estados Unidos. O eclipse solar parcial foi visível em todo o continente norte-americano, e também em zonas da América do Sul, África e Europa. Créditos: NASA/Bill Ingalls.

Neste vídeo, captado a 1500 frames por segundo com uma câmara de alta velocidade, pode observar-se a silhueta da Estação Espacial Internacional, com uma tripulação de seis elementos a bordo, a transitar o Sol a aproximadamente 8,05 Km/s durante o eclipse solar, perto de Banner, Wyoming. Créditos: NASA/Joel Kowsky.

ISS no Eclipse Solar 2017.
A Estação Espacial Internacional vista em silhueta enquanto transita o Sol a partir de Ross Lake, Northern Cascades National Park, Washington.
Créditos: NASA/Bill Ingalls.

Eclipse solar 2017 - Banner.
A Lua passa em frente ao Sol no ponto do máximo do eclipse solar parcial perto de Banner, Wyoming. Créditos: NASA/Joel Kowsky.

A sombra da Lua na Terra a partir da ISS.
Ao longo dos Estados Unidos, milhões de pessoas viram o eclipse total à medida que a sombra da Lua passava por elas, mas apenas seis pessoas testemunharam a sombra da lua na Terra a partir da Estação Estação Espacial Internacional: Randy Bresnik, Jack Fischer e Peggy Whitson, da NASA, Paolo Nespoli, da ESA, e os cosmonautas russos Roscosmos Fyodor Yurchikhin e Sergey Ryazanskiy. A estação espacial cruzou o caminho do eclipse três vezes enquanto orbitava a uma altitude de 402 Km. Créditos: ISS/NASA.

Eclipse Solar 2017 pela SDO.
Imagem obtida pela sonda SDO (Solar Dynamics Observatory), em 171 angström de luz ultravioleta extrema. Créditos: NASA/SDO.

Fonte da notícia: NASA