Uma imagem do eclipse solar total de 21 de agosto de 2017 em Madras, Oregon.
Uma imagem do eclipse solar total de 21 de agosto de 2017 em Madras, Oregon. Créditos: NASA/Gopalswamy.

Hoje, 8 de abril de 2024, vai ocorrer um eclipse solar total que irá atravessar o território continental da América do Norte, passando pelo México, Estados Unidos e Canadá. O primeiro local na América do Norte continental que irá experimentar a totalidade será a costa do Pacífico do México, por volta das 11h07 PDT (19h07 GMT+1).

O caminho do eclipse continuará a partir do México, entrando nos Estados Unidos pelo Texas e viajando através de Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Nova Iorque, Vermont, Nova Hampshire e Maine. Pequenas partes do Tennessee e do Michigan irão também ter eclipse solar total. O eclipse entrará no Canadá, a sul de Ontário, seguindo pelo Quebec, New Brunswick, Ilha do Príncipe Eduardo e Cabo Bretão, e deixará a América do Norte continental na costa atlântica de Newfoundland, no Canadá, às 17h16 NDT (20h46 GMT+1).

Visibilidade do Eclipse total de 8 de abril de 2024 nos EUA
O eclipse solar total será visível ao longo de uma faixa estreita que se estende do Texas ao Maine a 8 de abril de 2024. Em todos os 48 estados contíguos dos EUA será visível o eclipse parcial. Créditos: NASA’s Scientific Visualization Studio.

Um eclipse solar total ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando totalmente a face do Sol. Quem tiver a sorte de se encontrar no centro da sombra da Lua quando esta atingir a Terra poderá observar o eclipse na sua totalidade.

O céu irá escurecer, como se anoitecesse. Se as condições atmosféricas o permitirem, será possível ver a coroa solar, ou atmosfera exterior, que geralmente é obscurecida pelo brilho do Sol.

A observação de um eclipse deve ser realizada em segurança. A única maneira segura de olhar diretamente para o Sol não eclipsado ou parcialmente eclipsado é usando proteção especializada, como óculos para eclipse, ou através de um telescópio com filtro solar; poderá também ser usado um visualizador solar.

Em Portugal, o eclipse apenas poderá ser visto parcialmente nos Açores entre as 19h00 e as 20h00 (hora local).

A NASA vai transmitir em direto este evento. Poderá assistir aqui ou no vídeo abaixo, a partir das 18h00 (Lisboa) de hoje.

 

 

🇬🇧 English version available here

Fontes da notícia: NASA

https://science.nasa.gov/eclipses/future-eclipses/eclipse-2024/where-when/

https://science.nasa.gov/eclipses/future-eclipses/eclipse-2024/the-eclipse-nasa/

Tradução e adaptação: Teresa Direitinho

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]