A vida é imprevisível e nunca sabemos quando irá bater à nossa porta uma nova aventura. Essa aventura poderá exigir que façamos as malas e que nos mudemos para outra cidade ou até para outro país. E o mais surpreendente é que isto não acontece só connosco, pode acontecer também com as estrelas!

Uma equipa liderada por astrónomos do NOIRLab, da NSF, descobriu novos sinais de imigração em massa de estrelas para a Galáxia de Andrómeda. Nesta imagem, cada um dos pontos representa uma estrela individual na Galáxia de Andrómeda, com o movimento da estrela (em relação à galáxia) num código de cores que vai do azul (movendo-se na nossa direção) ao vermelho (afastando-se de nós). Crédito: KPNO/NOIRLab/AURA/NSF/E. Slawik/D. de Martin/M. Zamani.

Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos do NOIRLab descobriu novos e entusiasmantes sinais que mostram muitas estrelas a mudarem-se para a Galáxia de Andrómeda, a vizinha mais próxima da Via Láctea, tal como um bando de pássaros em migração, em busca de comida e refúgio.

As galáxias crescem e evoluem ao longo de milhares de milhões de anos, formando novas estrelas no processo. Por vezes, as galáxias podem chocar e “fundir-se” com outras formando novas galáxias. Os cientistas designam este processo por “imigração galáctica”.

O estudo de como se move cada estrela através de uma galáxia e do seu halo exterior permite aos astrónomos explorar as raízes destes fenómenos de imigração galáctica. Por exemplo: onde se formaram as estrelas presentes numa galáxia, como se moveram para outra, e por aí fora. Até agora, só tinha sido possível realizar este tipo de estudos para a nossa galáxia, a Via Láctea.

Usando o instrumento DESI (Dark Energy Spectroscopic Instrument), no Telescópio Nicholas U. Mayall, de 4 metros, situado no Observatório de Kitt Peak, no Arizona (EUA), os astrónomos fizeram um estudo semelhante para a Galáxia de Andrómeda. Medindo o movimento de cerca de 7500 estrelas no halo interno desta galáxia, a equipa viu padrões que confirmam que estas estrelas vieram de outra galáxia. Os astrónomos descobriram ainda que este evento de imigração galáctica ocorreu há cerca de 2 mil milhões de anos.

Com a descoberta desta importante evidência histórica, os astrónomos pretendem agora investigar mais estrelas situadas na vizinhança da galáxia de Andrómeda. Deste modo, poderão estudar em grande detalhe a estrutura das estrelas e a sua viagem entre galáxias.

 

Facto Curioso:

Sabias que a maioria das estrelas do halo da Via Láctea se formou noutra galáxia? As estrelas migraram mais tarde para a nossa, quando as duas galáxias se fundiram, há aproximadamente entre 8 a 10 mil milhões de anos. As galáxias como a Via Láctea formam-se a partir de muitas galáxias mais pequenas, ao longo de milhares de milhões de anos.

 

 

Este Space Scoop tem por base um comunicado de imprensa NOIRLab.

Tradução: Teresa Direitinho

🇬🇧 English version also available in this website

Space Scoop original (em inglês)

Versão portuguesa no Space Scoop

 

 

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]