Num dia de sol e de céu azul pintalgado de nuvens, experimenta sair para dar um passeio. Olha depois para o céu e usa a tua imaginação para tentar distinguir nas nuvens o máximo de padrões ou formas interessantes! Nuvens de gás com formas estranhas existem também para lá do nosso planeta, bem mais longe no espaço.

Ilustração da nuvem molecular “Girino” e do buraco negro no centro gravitacional da sua órbita. (Crédito: Keio University).

Com base em dados do Telescópio James Clerk Maxwell e do Radiotelescópio Nobeyama, de 45 m, do NAOJ, uma equipa de investigadores da Universidade Keio, no Japão, identificou uma nuvem de gás fora do comum. A nuvem ficou conhecida como “Tadpole” (que em português significa Girino) devido à sua forma encurvada. Girino localiza-se a cerca de 27 mil anos-luz da Terra, na constelação de Sagitário.

A equipa suspeita que existe um objeto massivo, porém de pequenas dimensões, por detrás da forma encurvada de Girino. Isto porque a nuvem parece deformada, como se estivesse a ser puxada por um objeto massivo à medida que se move à sua volta, devido à gravidade. Algo parecido a deixarmos cair uma pedra numa meia elástica. Os investigadores começaram a procurar objetos massivos e brilhantes no centro da órbita de Girino (como o Sol, no centro do Sistema Solar). Mas, para sua surpresa, não conseguiram encontrar nenhum!

Os astrónomos sugerem então que Girino pode estar a orbitar um objeto escuro, provavelmente um buraco negro, 100 mil vezes mais massivo que o Sol. A única forma de se poder detetar tal objeto é analisando o seu comportamento em relação a outros objetos brilhantes próximos. Por esta razão, os astrónomos ainda não sabem quantos buracos negros e com que variedade de massas poderão estar à espreita na Via Láctea.

A equipa sente-se otimista, pois planeia usar o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) para procurar sinais fracos de um buraco negro, ou de outro objeto, no centro da órbita de Girino. Desta forma, esperam conseguir perceber o que é responsável pela forma peculiar de Girino.

 

Facto Curioso:

Sabias que os astrónomos obtiveram a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea — Sagitário A*, em 2022? Os buracos negros não emitem luz. O gás brilhante à sua volta revela uma região central escura, como uma “sombra”, em torno de uma forma de anel brilhante.

 

 

Este Space Scoop tem por base um comunicado de imprensa NAOJ.

Tradução: Teresa Direitinho

🇬🇧 English version also available in this website

Space Scoop original (em inglês)

Versão portuguesa no Space Scoop

 

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]