A imagem mostra Membros do Aglomerado de Galáxias da Fornalha. Este aglomerado, situado na constelação da Fornalha, fica relativamente próximo da Terra, a apenas 60 milhões de anos-luz. Algumas estrelas surgem também na imagem em primeiro plano e pertencem à nossa galáxia, a Via Láctea. Crédito da Imagem: CTIO/NOIRLab/DOE/NSF/AURA Acknowledgment: Image processing: T.A. Rector (University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab), J. Miller (Gemini Observatory/NSF’s NOIRLab), M. Zamani (NSF’s NOIRLab) & D. de Martin (NSF’s NOIRLab).

Estás a ver a mancha de luz desfocada no canto inferior esquerdo da imagem? Trata-se de NGC 1427A, uma galáxia irregular. Neste momento, está a mover-se à incrível velocidade de 2,2 milhões de quilómetros por hora.

No futuro, NGC 1427A irá colidir com as duas galáxias brilhantes que se observam no centro da imagem, NGC 1399 e NGC 1404. Estas duas galáxias elípticas pertencem ao Aglomerado da Fornalha (Fornax), um aglomerado de galáxias relativamente próximo, já que está a apenas cerca de 60 milhões de anos-luz da Terra.

NGC 1399 e NGC 1404 estão entre as galáxias mais brilhantes do Aglomerado da Fornalha e vão ficando cada vez mais próximas devido à força da gravidade. À medida que se aproximam, a gravidade torna-se mais forte, “sugando” o gás da galáxia elíptica que se vê mais abaixo na imagem, NGC 1404.

Apesar de estas galáxias parecerem pequenas na figura, não te iludas: cada uma delas abriga milhares de milhões de estrelas!

Esta belíssima imagem foi obtida com a DECam (Dark Energy Camera), que faz parte do Levantamento de Energia Escura DES (Dark Energy Survey), e que é uma das melhores câmaras que existem, com 570 megapíxeis (para comparação, uma câmara de telemóvel média tem 10 megapíxeis). Entre os seus muitos feitos, a DECam ajudou os astrónomos a descobrir cerca de 300 galáxias anãs no Aglomerado da Fornalha!

 

Facto Curioso:

A DECam é um dos vários “instrumentos de levantamento” dos astrónomos, e é utilizada para obter imagens de grandes áreas do céu noturno, que ajudam os investigadores a compreender as estruturas do Universo em grandes escalas. Os instrumentos de levantamento permitem descobrir no céu objetos interessantes que mais tarde serão estudados em detalhe com telescópios.

 

Este Space Scoop tem por base um comunicado de imprensa NOIRLab

Tradução: Teresa Direitinho

 

Space Scoop original (em inglês)

Versão portuguesa no Space Scoop

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]