Versão Portuguesa 🇵🇹English Version 🇬🇧

VIPER da NASA vai pousar perto da região Nobile no Polo Sul da Lua

Em 2023, o veículo de exploração VIPER (Volatiles Investigating Polar Exploration Rover) da NASA irá pousar perto da borda ocidental da Cratera Nobile, no Polo Sul da Lua, para mapear e explorar a superfície e o subsolo da região em busca de água e de outros recursos. Integrado no programa Artemis, o VIPER será lançado a bordo do foguete Falcon Heavy da SpaceX e chegará à Lua através da sonda Griffin da Astrobotic, sob a iniciativa Commercial Lunar Payload Services da NASA.

A imagem mostra a área montanhosa a oeste da cratera Nobile e as crateras mais pequenas que cobrem a sua borda no Polo Sul lunar. A região apresenta zonas permanentemente à sombra, bem como zonas banhadas pelo Sol a maior parte do tempo. O terreno na região Nobile é mais adequado para que o rover VIPER navegue, comunique e caracterize à água e outros potenciais recursos. Créditos: NASA.

O Pólo Sul da Lua é uma das regiões mais frias do Sistema Solar. Nenhuma das anteriores missões lunares a explorou; até agora, os cientistas só estudaram a área usando instrumentos de deteção remota, incluindo os do LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) e os do LCROSS (Satélite de Detecção e Observação de Crateras Lunares), ambos da NASA.

Os dados de estas e de outras missões ajudaram os cientistas a concluir que existe gelo e outros potenciais recursos em zonas permanentemente à sombra, perto dos polos. Após um longo processo de seleção, a região montanhosa a oeste da Cratera Nobile foi escolhida como local de pouso do VIPER, devido ao terreno acessível para veículos de exploração e ao conjunto de locais próximos com interesse científico, incluindo as zonas permanentemente à sombra.

“Quando estiver na superfície lunar, o VIPER irá realizar medições reais do solo para detetar a presença de água e de outros recursos no Polo Sul, e as regiões à volta da Cratera Nobile mostraram ser as mais promissoras para esta pesquisa”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado de ciência na sede da NASA. “Os dados que o VIPER enviar irão dar aos cientistas lunares em todo o mundo um conhecimento mais aprofundado da origem cósmica, evolução e história da Lua, e irão também ajudar a documentar as futuras missões Artemis à Lua e mais além, permitindo-nos compreender melhor o ambiente lunar nestas áreas previamente inexploradas a centenas de milhares de quilómetros de distância.”

A cratera Nobile é uma cratera de impacto que se formou através de uma colisão com outro corpo celeste mais pequeno, e está quase permanentemente à sombra, o que permite a existência de gelo no local.As crateras mais pequenas e mais acessíveis que rodeiam o perímetro de Nobile também serão locais ideais para o VIPER investigar, na procura de gelo e de outros recursos.

“Selecionar um local para o VIPER pousar é uma decisão importante e estimulante para todos nós”, disse Daniel Andrews, gestor de projeto do VIPER. “Investimos anos de estudo para avaliar a região polar que o VIPER irá explorar. O VIPER irá entrar em território desconhecido – guiado pela ciência – para pôr à prova hipóteses e revelar informações críticas para uma futura exploração espacial com humanos.

Seleção do local de pouso

A NASA escolhe o lugar de pouso do rover VIPER. Créditos: NASA.

A equipa da NASA avaliou trajetórias viáveis para o rover, tendo em conta os locais onde o VIPER poderá usar os seus painéis solares para carregar e conservar o calor durante a viagem de 100 dias.A área próxima à cratera Nobile ofereceu muita flexibilidade.

A trajetória atualmente planeada para o VIPER permite que o rover visite pelo menos seis locais de interesse científico, com tempo de sobra adicional.

“A nossa avaliação do local de pouso teve em conta prioridades científicas”, disse Anthony Colaprete, cientista do projeto VIPER no Ames Research Center da NASA, em Silicon Valley, Califórnia.“Procuramos respostas para algumas questões muito complexas e o estudo destes recursos, na Lua, que resistiram à prova do tempo, irá ajudar-nos a encontrá-las.”

A equipa do VIPER tem como primeiro objetivo investigar como a água congelada e outros recursos chegaram à Lua. O passo seguinte será identificar de onde vieram, como permaneceram preservados por milhares de milhões de anos, como se escapam e para onde vão.

A viagem do VIPER pela região Nobile

A área que o VIPER irá estudar na região Nobile cobre uma superfície aproximada de 93 quilómetros quadrados, dos quais se espera que atravesse 16 a 24 km, ao longo da sua missão. Durante este tempo, o rover irá visitar áreas de interesse científico cuidadosamente escolhidas que irão permitir aprofundar conhecimentos sobre uma ampla gama de diferentes tipos de ambientes lunares. A equipa do VIPER procurará caracterizar o gelo e outros recursos nestas áreas usando os sensores e sistemas de perfuração do VIPER.

À medida que o VIPER se deslocar pelas áreas de interesse, irá recolher amostras de pelo menos três locais de perfuração. A análise destas amostras de várias profundidades e temperaturas irá ajudar os cientistas a calcular melhor onde poderá existir mais gelo na Lua com base em terrenos semelhantes, permitindo que a NASA possa produzir um mapa de recursos globais. Este mapa e os restantes dados científicos que o VIPER irá produzir proporcionarão uma melhor compreensão da distribuição de recursos na Lua e irão ajudar a documentar futuras missões tripuladas para estabelecer uma presença a longo prazo na superfície lunar.

Fonte da notícia: NASA

NASA’s Artemis Rover to Land Near Nobile Region of Moon’s South Pole

In 2023, NASA’s Volatiles Investigating Polar Exploration Rover (VIPER) will land near the western edge of the Nobile Crater at the Moon’s South Pole to map and explore the region’s surface and subsurface for water and other resources. Part of Artemis, VIPER will launch on a SpaceX Falcon-Heavy rocket for delivery to the Moon by Astrobotic’s Griffin lander under NASA’s Commercial Lunar Payload Services initiative.

A data visualization showing the mountainous area west of Nobile Crater and the smaller craters that litter its rim at the lunar South Pole. The region features areas permanently covered in shadow as well as areas that are bathed in sunlight most of the time. The terrain in the Nobile region is most suitable for the VIPER rover to navigate, communicate, and characterize potential water and other resources. Credits: NASA.

The Moon’s South Pole is one of the coldest areas in our solar system. No prior missions to the Moon’s surface have explored it – scientists have thus far only studied the region using remote sensing instruments, including those on NASA’s Lunar Reconnaissance Orbiter and the Lunar Crater Observation and Sensing Satellite. […] Read the original article at NASA.