Hoje temos um eclipse lunar parcial. É Lua Cheia (claro), e poderemos ver a sombra da Terra projectada sobre a Lua. Ao que parece, o nosso planeta não é plano. O NUCLIO conduz uma sessão de observação do céu e do eclipse, no CIAPS, em S. Pedro do Estoril – esperemos que o tempo ajude (a esta hora, isso não parece garantido). Além disso, teremos uma sessão com as autoras de “Valente Valentina”, um livro infantil que conta uma história muito interessante.

Ah, mas hoje… não há como evitar um recuo de meio século. Pelas 13.32 UTC, do então chamado Cabo Kennedy (antes e depois Canaveral), era lançado o poderoso Saturn V com a missão Apollo 11. Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin partiam em direcção à Lua. Não eram os primeiros a fazer tal caminho (a Apollo 8 e a Apollo 10 já tinham andado pelo espaço cislunar), mas Armstrong e Aldrin viriam a poder dizer que tinham sido os primeiros a deixar pegadas humanas algures noutro ponto do Universo que não a Terra.

1994: O primeiro fragmento do cometa Shoemaker-Levy 9 colide com a atmosfera de Júpiter. O cometa, desfeito num rosário de pedaços alinhados, estava em rota de colisão com o gigante gasoso, e o choque estava a ser aguardado com expectativa pela comunidade científica.

1999: A China admite pela primeira vez que tem em marcha um programa para enviar seres humanos para o espaço utilizando os meios desenvolvidos pela própria nação.

2011: A sonda Dawn entrou em órbita do asteróide Vesta, ao fim de quase quatro anos de viagem. Passou pouco mais de um ano em torno de Vesta, a recolher dados sobre este singular objecto, tido por muitos como exemplar de um protoplaneta.