Ontem tivemos um eclipse eclipsado pelas nuvens. As várias dezenas de pessoas que foram a S. Pedro do Estoril não conseguiram mais do que ver imagens do eclipse captadas noutros pontos do globo e projectadas na imaculada parede branca do CIAPS, acompanhadas de comentários de membros do NUCLIO. Ainda assim, valeu a pena. Sobretudo para o grupo de crianças que participou numa animada sessão onde lhes foi contada a história da Valentina, antes de realizarem várias actividades.

Em 1969, a missão Apollo 11 seguia a caminho da Lua; algumas tarefas fundamentais, como a acoplagem do módulo lunar com os módulos de comando e serviço, tinham sido executadas logo no dia anterior, ao fim de poucas horas de missão. No dia 17 foi realizada uma curta manobra de correcção de trajectória – 3 segundos de ignição, e algumas transmissões televisivas.

1975: Teve lugar um encontro espacial quase impensável alguns anos antes: uma cápsula Apollo americana e uma Soyuz soviética atracaram no espaço. Os astro e cosmonautas conviveram alegremente a bordo da cápsula soviética, partilharam uma refeição e falaram com a Terra. Passaram depois mais vinte anos até um encontro do género voltar a realizar-se, já depois do fim da URSS.

1984: A Soyuz T-12 foi lançada. Foi a 100ª missão espacial tripulada; o seu alvo foi a estação orbital Salyut 7, e a bordo seguia (na sua segunda missão) Svetlana Savistskaya, que se tornou a primeira mulher a realizar um passeio espacial.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]