Versão Portuguesa 🇵🇹English Version 🇬🇧

 

Astrónomo amador descobre uma nova galáxia anã

Uma equipa de astrofísicos da Universidade de Surrey e do Instituto de Astrofísica da Andaluzia identificou a mancha no céu descoberta por um astrónomo amador como uma nova galáxia anã – Pisces VII/Tri III.

A galáxia anã agora descoberta pode ser satélite da Galáxia do Triângulo, o que tranquilizaria os especialistas em relação à validade das teorias sobre a formação de galáxias. Crédito: Giuseppe Donatiello.

O entusiasta Giuseppe Donatiello descobriu a galáxia enquanto examinava dados publicamente disponíveis e a sua descoberta foi investigada por uma equipa de astrofísicos profissionais, liderada por David Martinez-Delgado, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, que usou imagens mais profundas obtidas com o Telescopio Nazionale Galileo. Processando os dados e realizando calibração fotométrica, a equipa confirmou a descoberta de uma nova galáxia anã. Mas serão necessárias mais imagens de telescópios ainda mais poderosos para confirmar a sua localização precisa e o seu enquadramento.

Os cálculos da equipa mostram que Pisces VII/Tri III pode ser uma de duas coisas: uma galáxia anã isolada ou então um satélite da Galáxia do Triângulo (M33). Se for uma galáxia isolada, será provavelmente a galáxia de campo mais ténue até agora detetada, o que a tornaria uma importante descoberta astrofísica. Se for uma galáxia satélite de M33, então os especialistas podem ficar tranquilos em relação à validade das teorias sobre a formação de galáxias.

“O nosso conhecimento teórico sobre a formação de galáxias sugere que deveríamos ver outras pequenas galáxias a orbitar M33. No entanto, até agora, a Galáxia do Triângulo só tem um satélite conhecido. Se a galáxia agora identificada pertencer a M33, isto pode querer dizer que há mais, e que ainda não foram descobertas por serem demasiado ténues para aparecer em pesquisas do sistema realizadas anteriormente. Neste momento, M33 desafia as hipóteses dos astrofísicos, mas a nova descoberta começa a assegurar-nos de que as nossas teorias estão corretas,” afirmou Emily Charles, estudante de doutoramento na Universidade de Surrey, que trabalhou no projeto.

Para poder confirmar se Pisces VII/Tri III está isolada ou é um satélite de M33, a equipa precisa de medir com precisão a distância a que está a galáxia e estudar o seu movimento em relação a M33. Ambas as tarefas requerem imagens adicionais usando outros telescópios.

“Imagens profundas obtidas pelo Hubble irão permitir-nos alcançar estrelas mais fracas, que nos poderão ajudar a estimar a distância de forma mais precisa, já que têm um brilho padrão. Para confirmarmos o movimento da nova galáxia, precisamos de imagens obtidas por um telescópio de 8 ou 10 metros, como o Keck ou o Gemini,” declarou Noushin Karim, também estudante de doutoramento na Universidade de Surrey, que ajudou a identificar Peixes VII/Tri III.

O artigo que descreve este trabalho e as suas conclusões foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. A equipa irá solicitar acesso a outros telescópios para dar continuidade à investigação.

 

Fonte da notícia: Phys.org

Tradução: Teresa Direitinho

 

Astronomical object found by amateur identified as new dwarf galaxy

Astrophysicists at the University of Surrey and the Instituto de Astrofísica de Andalucía have identified a speck in the sky found by an amateur astronomer as a ground-breaking new dwarf galaxy called Pisces VII/ Tri III.

1 / 1 The newly discovered dwarf galaxy may be a satellite of the Triangulum galaxy, which would reassure experts that their theories around how galaxies are formed are correct. Credit: Giuseppe Donatiello.

Enthusiast Giuseppe Donatiello spotted the galaxy while scrutinizing publicly available data and his finding was investigated by professional astrophysicists, led by Dr. David Martinez-Delgado from the Instituto de Astrofisica de Andalucia, who used deeper images taken with the Telescopio Nazionale Galileo. […] Read the original article at Phys.org.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]