CELESTE – 11/Fev – Ciência em Família e fenómenos astronómicos
Caro(a) Subscriber,
As atividades incluídas no projeto CELESTE continuam já amanhã, sábado dia 11 de fevereiro de 2017. A partir das 10h, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, S. Pedro do Estoril, desafiamos as famílias a virem descobrir novos asteroides!! A sério!!
Em campanhas passadas, os jovens de escolas portuguesas já descobriram mais de 150 asteroides. Agora, o NUCLIO abre a possibilidade de novas descobertas ao público em geral, particularmente às famílias. Traga o seu filho para analisar imagens recentes do céu e tentar encontrar um desses objetos misteriosos!
Informação completa e inscrições
Divulgue e apareça!
Mas entre hoje e amanhã há mais acontecimentos a ocorrer… no céu!
Hoje dia 10 de fevereiro às 22h32 em Portugal tem início um eclipse penumbral da Lua que terminará já amanhã, dia 11, pelas 2h55. Num eclipse lunar a Lua “nunca desaparece” e ainda menos quando se trata de um eclipse penumbral… por isso a não ser que seja um observador regular da Lua, o evento poderá mesmo passar despercebido.
Pode consultar o seguinte Tema do Mês no Portal do Astrónomo Vintage para saber um pouco mais sobre este tipo de eclipse:
http://vintage.portaldoastronomo.org/tema.php?id=19
O outro fenómeno desta madrugada é a passagem do cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdušáková no ponto mais próximo da Terra nesta órbita. Este cometa tem uma órbita de pouco mais de 5 anos… e é visível de madrugada (com telescópio) na direção da constelação de Hércules movendo-se nos próximos dias para a Coroa Boreal.
Mas, de acordo com as previsões meteorológicas, a probabilidade de céus limpos em Portugal é muito baixa… por isso o mais provável é mesmo não ser possível a observação destes fenómenos.
Até breve!
Aqui vai uma listagem dos últimos 10 artigos publicados no Portal do Astrónomo:
- Um dueto cósmico
- O astrofísico Ue-Li Pen fala sobre a primeira imagem do buraco negro supermassivo da Via Láctea
- Swift observa potencial inversão magnética em torno de buraco negro gigante
- Cérebro artificial ajuda a “ver” plasma a mover-se no Sol
- Alinhamento do Telescópio James Webb chega ao fim
- Descoberta a galáxia mais distante de sempre
- Hubble descobre planeta a formar-se de modo não convencional
- Hubble deteta a estrela mais distante alguma vez observada
- Buracos negros supermassivos travam nascimento de estrelas
- Telescópio Espacial James Webb conclui etapa decisiva do seu alinhamento