O Hubble mostra uma bela imagem de Júpiter
Júpiter é um planeta composto de gases, e na sua atmosfera formam-se faixas de nuvens que podem ser vistas até mesmo com um pequeno telescópio. Mas este gigante gasoso também é observado por telescópios de maiores dimensões, como o Telescópio Espacial Hubble, que conseguiu recentemente uma nova e bela imagem do maior planeta do Sistema Solar!
No boletim meteorológico: vento
Esta mais recente imagem de Júpiter foi obtida pelo Telescópio Espacial Hubble (um instrumento da NASA em colaboração com a ESA) no dia 25 de Agosto de 2020.
A clara visão que o Hubble tem de Júpiter oferece aos investigadores um boletim meteorológico actualizado sobre a violenta atmosfera do planeta gigante.
Por exemplo, a imagem revelou que se está a desenvolver nela uma nova tempestade. Na metade superior do planeta vê-se uma mancha branca alongada, que faz lembrar um fantasma a percorrer o planeta. Esta tempestade desloca-se a 550 km por hora – cerca de três vezes mais depressa do que um tornado!
A lua Europa
A imagem também mostra um pequeno ponto à esquerda de Júpiter – é Europa, um dos grandes satélites do planeta!
Pensa-se que nesta lua gelada existe um oceano líquido sob uma crosta de gelo. Isso faz dela um destino de interesse para os cientistas, que sugerem que poderemos um dia encontrar sinais de vida nesse grande oceano!
A Grande Mancha Vermelha
Júpiter é o planeta onde se encontra a famosa Grande Mancha Vermelha – que é claramente visível nesta imagem. Esta tempestade é tão grande que seria capaz de engolir toda a Terra!
Tem estado a decorrer desde há mais de 150 anos. O Telescópio Espacial Hubble tem-na observado ao longo dos anos, e permitiu comprovar que ela tem estado a ficar mais pequena. Esta imagem sugere que isso continua a acontecer, mas os astrónomos não sabem a razão para tal evolução. Podem ler mais sobre este mistério neste Space Scoop de 2019.
O Telescópio Espacial Hubble vai continuar a observar Júpiter, para descobrir mais novidades sobre a misteriosa Grande Mancha Vermelha e as outras tempestades que assolam a atmosfera do planeta.
Facto curioso: Júpiter é mais de 100 vezes maior do que a Terra! O planeta gigante tem duas vezes e meia mais massa do que o resto dos planetas do Sistema Solar combinados.
Este Space Scoop baseia-se num Comunicado de Imprensa do Hubble Space Telescope
Space Scoop original (em inglês):
http://www.spacescoop.org/en/scoops/2038/hubble-snaps-new-image-of-jupiter/
Leave a Reply