Um grupo de cientistas descobriu mais 20 luas em órbita de Saturno.

Saturno é o sexto planeta em distância ao Sol, e é famoso por causa dos seus brilhantes anéis, feitos de fragmentos de gelo e rocha. Alem disso, também detém agora o recorde do número de satélites entre os planetas do Sistema Solar! Esta nova descoberta significa que Saturno tem 82 luas conhecidas, utrapassando Júpiter, que tem ‘apenas’ 79.

Uma lua é um satélite natural que gira em torno de um planeta. A maior parte dos planetas do Sistema Solar tem pelo menos uma lua, como a Terra, mas há alguns que têm dezenas delas.

Estas luas agora encontradas em órbita de Saturno não são muito grandes, Cada uma delas tem entre 3 e 5 quilometros de diâmetro – ou seja, são mais ou menos do tamanho da ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores.

O que é ainda mais estranho é que 17 delas orbitam Saturno no sentido contrário ao da rotação do planeta (e da maioria das outras luas). É possível que esta situação tenha sido provocada por uma violenta colisão com outro objeto no passado distante de Saturno.

 

Facto curioso: Se conseguíssemos encontrar uma extensão de água suficientemente grande para o colocar, Saturno flutuava! Isto sucede porque o planeta dos anéis é compost sobretudo por gases, ao contrário da Terra, feita de rocha e metal.

 

Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Este Space Scoop baseia-se num Comunicado de Imprensa do NAOJ

 

Space Scoop original (em inglês): http://www.spacescoop.org/en/scoops/1911/a-growing-family/

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]