Há no Sistema Solar dois planetas que podem passar entre a Terra e o Sol. São eles Vénus e Mercúrio. Dadas as distâncias e dimensões envolvidas, eles podem ser vistos apenas como pequenos pontos negros que atravessam o luminoso disco do Sol.

Nesta segunda-feira, poderemos observar o que é designado como um trânsito de Mercúrio. É um evento que se dá com alguma frequência, mas com um intervalo variável. Tivemos um em 2016, e o próximo será em 2032. Claro que os locais da Terra de onde eles são visíveis são também variáveis. Eles também são visíveis de outros planetas, e Mercúrio já foi visto a passar em frente do Sol a partir de Marte… não por um ser humano, mas pelo rover Curiosity, em 2014.

No caso do próximo dia 11, não poderemos assistir, de Portugal continental, ao fim do trânsito, que ocorrerá pelas 18.04. Ainda assim, poderemos ver o seu começo, às 12.35, e seguir o progresso de Mercúrio até ao pôr do Sol, pelas 17.27 – desde que o tempo ajude, claro. Mercúrio será um pequeno disco a mover-se lentamente sobre o disco solar, ocupando um diâmetro de 10’’. Atenção: nunca, sob pena de infligirmos danos irreversíveis à visão, se deve olhar para a face do Sol sem protecção, muito menos se estivermos a utilizar instrumentos que ampliem a imagem (binóculos ou telescópios)!

Para acompanhar este fenómeno, o NUCLIO estará junto ao Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em S. Pedro do Estoril, com equipamento adequado (telescópios com filtros, sistema de projecção da imagem do Sol) e especialistas capazes de responder às questões e dúvidas que o público possa apresentar.

Todos são bem-vindos. Esperamos vê-los por lá.

 

Crédito da imagem:

By Tomruen – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36451316

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]