Ligando pontos em torno de uma estrela bebé
Já alguma vez fizeste um passatempo de ligar os pontos, daqueles que costumam aparecer em livros de passatempos, jornais ou revistas? Ao princípio, não se percebe nada, mas depois, ligando os pontos, surge um padrão no meio do caos. Recentemente, os astrónomos observaram um misterioso padrão em espiral escondido em…
Cientistas estudam a mais brilhante explosão de raios gama até hoje detetada
A 9 de outubro de 2022, uma fulguração de intensa radiação varreu o Sistema Solar de forma tão extraordinária que os astrónomos rapidamente a consideraram a mais brilhante de todos os tempos (dando-lhe o acrónimo BOAT – Brightest Of All Time). A origem foi uma explosão de raios gama (GRB…
Webb deteta nuvens rodopiantes e de poeira num planeta remoto
Com a ajuda do Telescópio Espacial James Webb (NASA/ESA/CSA), os investigadores identificaram estruturas de nuvens de silicato na atmosfera de um planeta distante. A atmosfera está constantemente a subir, misturando-se e movendo-se durante as 22 horas de duração do dia no planeta, levando o material mais quente para cima e…
Uma explosão do passado!
Contempla os vestígios da primeira supernova registada na história! Um anel de restos brilhantes da primeira supernova registada, uma estrela anã branca que explodiu há mais de anos. Crédito: CTIO/NOIRLab/DOE/NSF/AURA Rector (University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab), J. Miller (Gemini Observatory/NSF’s NOIRLab), M. Zamani & D. de Martin (NSF’s NOIRLab). Usando…
Adeus, Inverno. Olá, Primavera!
Artigo da autoria de Álvaro Folhas - NUCLIO O dia nasceu bonito. O calendário indicava 20 de março. Neste dia, precisamente às 21h24, teria início a Primavera no Hemisfério Norte e Outono no hemisfério Sul. Dizemos que ocorreu o Equinócio de março. Qual é o facto astronómico que torna este…
Astrónomos descobrem elo perdido da água no Sistema Solar
Com a ajuda do ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), os astrónomos detetaram água estado gasoso no disco de formação de planetas que rodeia a estrela V883 Orionis. Esta água tem uma assinatura química que explica o percurso seguido pela água desde as nuvens de gás onde se formam as estrelas…
Um pássaro? Um avião? Um Girino?
Num dia de sol e de céu azul pintalgado de nuvens, experimenta sair para dar um passeio. Olha depois para o céu e usa a tua imaginação para tentar distinguir nas nuvens o máximo de padrões ou formas interessantes! Nuvens de gás com formas estranhas existem também para lá do…
Surpresa! Estrelas a mudarem-se para outra galáxia.
A vida é imprevisível e nunca sabemos quando irá bater à nossa porta uma nova aventura. Essa aventura poderá exigir que façamos as malas e que nos mudemos para outra cidade ou até para outro país. E o mais surpreendente é que isto não acontece só connosco, pode acontecer também…