Imagem: Ilustração de uma erupção supermassiva de plasma, em EK Draconis, a aproximar-se de planetas jovens. Crédito: NAOJ.

Os astrónomos observaram pela primeira vez uma estrela como o Sol a lançar uma grande quantidade de gás em chamas, tal como se fosse um dragão gigante. A estrela EK Draconis, semelhante ao nosso Sol em tamanho, mas mais jovem, mostrou aquilo a que os cientistas designam por erupção de filamentos supermassiva.

Isto significa que o Sol, nos seus primeiros dias, pode também ter expelido uma grande quantidade de plasma, tornando bastante hostil o ambiente de planetas próximos, como a Terra. O plasma é um gás tão quente que se decompõe em iões e eletrões, que são alguns dos componentes minúsculos que formam os átomos.

A equipa de astrónomos percebeu que o fluxo de plasma de EK Draconis era verdadeiramente grande, aproximadamente dez vezes maior do que qualquer outro observado a ser expelido pelo Sol. Além de grande, era veloz: atingindo a velocidade de cerca de 500 quilómetros por segundo – quase 1500 vezes superior à velocidade do som!

EK Draconis está a uma distância de 111 anos-luz, na constelação de Draco (o Dragão) – e se assumirmos que é uma estrela jovem típica, semelhante ao Sol, então estas grandes erupções podem ser comuns em torno de estrelas jovens, podendo ter impacto na evolução da vida nos planetas próximos. O que nos poderá esta estrela ajudar a descobrir sobre o modo como a vida evoluiu na Terra? Isso é algo que ciência ainda precisa de investigar mais em detalhe.

Facto Curioso:

Este tipo de erupção liberta também muita radiação eletromagnética, na forma de ondas de rádio, raios-X, luz ultravioleta e luz visível. Em 1859, o Sol expeliu um jato de plasma tão forte que a atmosfera da Terra não foi capaz de conter a tempestade eletromagnética que se seguiu. Os sistemas telegráficos nos Estados Unidos e na Europa falharam e as redes elétricas foram danificadas em todo o mundo. O evento ficou conhecido por Evento de Carrington em homenagem a um dos astrónomos que o descobriram, Richard Carrington.

Este Space Scoop tem por base um comunicado de imprensa NAOJ.

Space Scoop original (em inglês)