O que acontece quando um asteróide embate na Terra? Existem vários simuladores disponíveis na net, e vamos aqui recensear e avaliar rapidamente alguns deles. Embora destruir virtualmente alguns locais escolhidos a dedo pouca piada tenha nestes tempos difíceis, as possibilidades são incontáveis. Mas é possível explorar estes simuladores, testar, comparar, e aprender.

Vamos começar por este, da Univ. Purdue (com o Imperial College).

Este simulador permite definir os vários parâmetros do projéctil e do impacto; apresenta muita informação sobre as consequências do impacto, como seria de esperar, já que na sua criação esteve envolvido Jay Melosh, um dos maiores especialistas no tema. Atenção: os resultados dependem da distância ao ponto de impacto que introduzimos! Visualmente promete muito, mas depois não corresponde: não há visualização da cratera produzida. Tem uma pequena lista de crateras reais, um curto glossário e ainda um artigo técnico em que são explicados em detalhe os pormenores do programa e dos cálculos realizados.

Embora permita recolher muita informação, é um tanto técnico, e pouco atraente para quem queira “ver” o resultado da sua criação, já que não permite escolher o ponto de impacto. Por outras palavras: os estudantes não conseguem destruir a sua escola…

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 3]