Hoje regressa à Terra a cápsula de carga Dragon que tem estado na ISS. O regresso é sempre mais rápido do que a ida, e terminará com um mergulho no Oceano Pacífico.

No Texas, poderá ocorrer um teste de “salto” do protótipo Starship Hopper, também da Space X. A nave deverá subir e descer no mesmo sítio. Mais um pequeno passo na evolução dos ambiciosos planos espaciais da empresa.

Várias companhias privadas assinaram contratos com a NASA para levarem a cabo missões que deverão transportar diversos tipos de carga até à superfície lunar. Parece que vamos ter uma verdadeira frota de módulos lunares com diferentes formas e capacidades a circular entre o nosso planeta e o seu satélite…

Entretanto, foi decidido pelos EUA banir o uso de foguetões russos para o lançamento de missões americanas. Incluindo as comerciais. Mas só a partir de 2023.

Outra notícia preocupante: as missões a Europa previstas para meio da próxima década enfrentam nuvens negras: fundos, pessoal, instrumentos e lançador, tudo representa, neste momento, uma montanha de problemas. Esperemos que possam ser resolvidos nos anos que faltam para os lançamentos…

1965: Foi lançada a Gemini 4, segunda missão tripulada desse programa. O astronauta Ed White tornou-se o primeiro americano a efectuar uma EVA, que durou cerca de 20 minutos. O outro tripulante era McDivitt. A missão durou quatro dias, o que na altura foi um recorde para o programa espacial americano.

1966: Um ano depois, foi a vez da Gemini 9A, tripulada por Stafford e Cernan. O objectivo da missão era acoplar a cápsula com um alvo, lançado antes. Isso acabou por não se revelar possível, já que a carenagem do alvo não se tinha separado por completo.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]