A Space X lançou um Falcon 9 para colocar em órbita os primeiros 60 satélites da sua constelação Starlink, que no futuro terá milhares deles e proporcionará ligação à internet em todo o globo.

A NASA revelou os planos para o regresso à Lua com o foguetão SLS e a cápsula Orion: uma missão sem tripulantes em 2020, circum-navegação tripulada em 2022 e chegada à superfície em 2024. Complementadas com a construção da base orbital (Lunar Gateway), graças a lançamentos (pagos) dos parceiros privados. Assim se mantenha firme a resolução política… Mas são de esperar alguns solavancos.

Entretanto, quem quiser enviar o seu nome para Marte tem mais uma oportunidade – como se tornou habitual, a NASA oferece essa possibilidade no Rover 2020. Para tal, basta ir aqui.

1962: Teve lugar a quarta missão tripulada do programa americano Mercury. A cápsula Aurora 7 cumpriu três órbitas em torno da Terra com Scott Carpenter a bordo – foi o sexto homem no espaço, o quarto americano. Na reentrada sob controlo do piloto houve alguns problemas, que fizeram com que a cápsula amarasse longe do ponto previsto, e o astronauta só fosse recuperado ao fim de algumas horas. E Scott Carpenter nunca voltou ao espaço.

1969: Morreu Willy Ley. Depois de deixar a Alemanha natal em 1935, devido à ascensão do nazismo, Ley teve um papel crucial na popularização da ideia da exploração espacial nos EUA. Escreveu inúmeros livros e artigos de ciência e de ficção científica. Foi um dos envolvidos na famosa série sobre o espaço na revista Collier’s ilustrada por Chesley Bonestell. Morreu poucas semanas antes da chegada de seres humanos à Lua, algo que com toda a certeza lhe aqueceria o coração.