Hoje é dia de a NASA se manifestar. A proposta de orçamento da agência para 2020 vai ser apresentada, e – mais cedo – o actual administrador, Jim Bridenstine, vai falar sobre o programa “Moon to Mars”. Ambas as ocasiões terão transmissão na NASA TV.

Nem de propósito, hoje Marte está muito perto da Lua… na perspectiva de um observador na Terra. O planeta vermelho estará poucos graus a norte do nosso satélite, no céu nocturno.

Em 1811 nasceu Urbain Le Verrier, que em 1846 “descobriu” Neptuno graças aos seus cálculos explicativos das perturbações verificadas na órbita de Úrano. Le Verrier comunicou a sua previsão por carta a um astrónomo do Observatório de Berlim. No mesmo dia (ou noite) em que recebeu a informação, a 23 de Setembro, Johann Galle detectou o “novo” planeta. Le Verrier previu também a existência de um planeta mais próximo do Sol do que Mercúrio, a que chamou Vulcano. Contudo, tal previsão nunca foi confirmada (este planeta seria responsável pelas anomalias orbitais de Mercúrio, entretanto explicadas por Einstein).

Em 1963 nasceu Marcos Pontes, primeiro astronauta lusófono, e actualmente Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Pontes alcançou o espaço em 2006, num voo Soyuz para a ISS, onde permaneceu durante uma semana. Depois disso a sua carreira tornou-se algo polémica, com a sua saída da Força Aérea brasileira envolta em controvérsia. Nunca voltou ao espaço.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]