Para (re)começar, depois destes dias de ausência, dois asteróides de nomes famosos. O 3000 Leonardo foi encontrado em 1981, e está hoje a 1.382 UA da Terra; o seu nome faz referência ao grande Leonardo da Vinci, vulto renacentista da passagem do século XV para o XVI, criador da famosa Gioconda, de muitas outras obras de arte e de variadas ideias e investigações; noutro registo, o 79896 Billhalley foi descoberto em 1999, passa hoje a 1.85 UA do nosso planeta, e homenageia o músico falecido em 1981 cuja banda se chamava The Comets e que teve um papel relevante no sucesso do rock’n’roll.

Além disso, têm passagens próximas à Terra um Amor e um Atira – este grupo, raramente referido, contém asteróides cuja órbita solar se mantém sempre interior à da Terra.

Outros pontos de interesse astronómico: Saturno está hoje em oposição (e portanto surge no céu a leste quando o Sol se põe a ocidente), e a Lua – cheia, não muito longe de Saturno – oculta o asteróide Vesta (passa à frente dele).

Mas um outro asteróide merece hoje toda a atenção: o 162173 Ryugu. Com efeito, é hoje que a sonda japonesa Hayabusa 2 se instala em órbita solar junto a este pequeno objecto de 1 km de diâmetro, que faz parte do grupo Apollo, sendo assim um daqueles que constituem um perigo potencial para o nosso planeta. A sonda procederá, espera-se, à recolha de fragmentos da superfície do asteróide, que serão trazidos para a Terra em 2020.

Entretanto, continua a saga de adiamentos do “It’s Business Time”, o aguardado primeiro lançamento comercial da Rocket Lab, que já esteve para suceder várias vezes, incluindo os últimos dias… A janela de lançamento prolonga-se até 6 de Julho; esperemos que esta pequena companhia baseada na Nova Zelândia consiga finalmente dar vida ao seu sonho de fornecer um acesso simples e barato ao espaço.

Por falar em chegar ao espaço, em 1956 nascia o sultão Salman Al-Saud. O nome chega para denunciar a sua origem… Foi o primeiro árabe e primeiro muçulmano no espaço, em 1985, a bordo do space shuttle Discovery.

Em 1969, é confirmada a decisão: Neil Armstrong será o primeiro homem a pisar a Lua. Corre o rumor de que terá sido o próprio a reclamar tal honra por ter precedência sobre Aldrin, mas a realidade é que o assunto foi resolvido superiormente. E foi uma boa decisão.

Classificação dos leitores
[Total: 5 Média: 5]