Um dia memorável para a Humanidade

15 de Fevereiro é o dia de Galileu: o grande astrónomo (bom, isso era uma função que mal começava a desenhar-se, ao tempo) nasceu neste dia em 1564. Falar de Galileu exigiria muito espaço, muito tempo. Listar os seus feitos, as suas polémicas, os muitos ângulos pelos quais se pode olhar para a sua vida, é coisa para livros, não para estas pequenas notas. Lembremos que o seu Sidereus Nuncius, o pequeno livro em que ele anunciou as descobertas que realizou com o telescópio, e que tanta influência tiveram na nossa visão do Universo, foi (finalmente) publicado em Portugal há uns anos. Vale a pena lê-lo, até pela tradução e comentários de Henrique Leitão.

 

Eclipse solar

Pois, mas lá longe, como de costume. É parcial, e é na Antártica. Ah, o belo Verão gelado…

 

ISS

Chega por fim à estação orbital a Progress. Quem quiser ver as manobras, é só ligar-se à NASA TV pelas 10 da manhã. Mais tarde, poderá também ocorrer uma saída espacial.

 

Só um asteróide

É a vez do 25725 Jocelynbell. Jocelyn Bell era uma estudante de doutoramento quando detectou o primeiro pulsar, em 1967. Muitos anos mais tarde (em 2006), presidiu à Comissão da IAU que apresentou as resoluções em que se definiam “planeta” e “planeta-anão”.

 

Oh Pioneer

A Pioneer 10 tornou-se, em 1973, a primeira sonda a passar para lá da Cintura de Asteróides, no seu caminho para sair do Sistema Solar. Quarenta e cinco anos depois, o contacto com este pioneiro mecânico já foi perdido há muito – a missão terminou, mas ele prossegue o seu caminho no silêncio eterno.

 

Chelyabinsk

Há cinco anos, um meteoro explodia sobre esta remota cidade russa, e produzia, para lá de uma poderosa onda de choque, uma série de meteoritos, muitos dos quais recuperados. Um amostra do poder destrutivo das pedras que vêm do espaço.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]