Os astrónomos descobriram que as galáxias muito antigas também podem girar. Há sinais de rotação numa galáxia que existiu apenas 500 milhões de anos depois do Big Bang. Trata-se da galáxia mais antiga com rotação possível!

Esta antiga galáxia gira mais lentamente que as galáxias modernas – talvez esteja a começar a ganhar velocidade. As descobertas como esta são muito importantes para que os astrónomos possam compreender como se desenvolvem as galáxias durante a sua “infância”.

Ilustração de MACS1149-JD1 a formar-se e a girar a grande velocidade nos primórdios do Universo. Créditos: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO).

Tal como a Via Láctea, muitas galáxias do nosso Universo moderno giram em torno de uma área central. Mas quando e como começam as galáxias a girar? Os astrónomos estão à procura de respostas para estas perguntas porque o “quando” e o “como” afetam o ambiente onde as estrelas, planetas – e até a vida – se formam e evoluem.

Para descobrir que esta antiga galáxia estava mesmo a girar, a equipa de investigadores liderada por Tsuyoshi Tokuoka da Universidade de Waseda, em Tóquio, usou o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) para as suas observações. Passaram dois meses a estudar a galáxia conhecida por JD1 (uma abreviatura de MACS1149-JD1, o seu nome completo).

JD1 é muito mais pequena que a Via Láctea: a nossa galáxia tem 100.000 anos-luz de diâmetro e JD1 tem 3000 – o que ainda é muito grande, se pensarmos que levaríamos 3000 anos a viajar à velocidade da luz para a atravessar de um lado a outro!

JD1 gira também muito mais devagar que a nossa galáxia: o núcleo de JD1 gira a 50 quilómetros por segundo (um pouco mais rápido que um meteoro), enquanto o núcleo da Via Láctea gira a 220 quilómetros por segundo (duas vezes mais rápido que um relâmpago!).

Facto Curioso:

Com o Telescópio Espacial James Webb em funcionamento, os cientistas querem observar mais de perto JD1 para compreenderem melhor a sua formação.

Este Space Scoop tem por base um Comunicado de Imprensa NAOJ.

Tradução: Teresa Direitinho