English Version 🇬🇧

Os cientistas acabaram de obter a imagem de uma bela “dança” entre duas galáxias: a galáxia em espiral NGC 1512 (a maior na imagem) e a sua pequena vizinha NGC 1510. Estas galáxias localizam-se na direção da constelação Horologium (o Relógio) no céu do hemisfério sul, a cerca de 60 milhões de anos-luz da Terra.

Na imagem, vemos NGC 1512 a tentar “estirar” e tocar a sua pequena amiga próxima, NGC 1510. O fluxo estrelado de luz que liga as duas galáxias mostra que elas interagem devido à gravidade – um processo que já dura há 400 milhões de anos!

Créditos da Imagem: Dark Energy Survey/DOE/FNAL/DECam/CTIO/NOIRLab/NSF/AURA. Processamento de Imagem: T.A. Rector (University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab), J. Miller (Gemini Observatory/NSF’s NOIRLab), M. Zamani & D. de Martin (NSF’s NOIRLab.

A interação provocada pela gravidade tem estado a afetar a velocidade de formação de estrelas em ambas as galáxias e também a alterar as suas formas. Num futuro distante, estas galáxias irão fundir-se numa maior.

A imagem foi obtida por cientistas que trabalham com uma das câmeras mais poderosas do mundo, a DECam (Dark Energy Camera). O instrumento está alojado no topo do Telescópio Víctor M. Blanco, de 4 metros, situado no Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile.

Facto Curioso:

A DECam levou seis anos (2004 a 2010) a ser projetada e construída. Foi criada para conduzir o levantamento Dark Energy Survey, um projeto internacional que mapeou centenas de milhões de galáxias e descobriu milhares de supernovas para nos ajudar a compreender melhor a energia escura e o seu papel na aceleração da expansão do Universo.

Este Space Scoop tem por base um comunicado de imprensa NOIRLab