Versão Portuguesa 🇵🇹English Version 🇬🇧

 

Telescópio Espacial James Webb conclui etapa decisiva do seu alinhamento

Após terem sido concluídas as etapas críticas de alinhamento dos espelhos, a equipa do Telescópio Espacial James Webb da NASA espera que o desempenho óptico do Webb seja capaz de cumprir ou até superar os objetivos científicos para os quais foi construído.

Embora o objetivo desta imagem fosse focar a estrela brilhante ao centro para avaliar o alinhamento do telescópio, os sistemas ópticos do Webb e da NIRCam são tão sensíveis que podem ser vistas galáxias e estrelas ao fundo. Nesta fase do alinhamento dos espelhos, conhecido como “calibração fina”, cada um dos segmentos do espelho primário foi ajustado para produzir uma imagem unificada da mesma estrela usando apenas o instrumento NIRCam. Esta imagem da estrela 2MASS J17554042+6551277 usa um filtro vermelho para otimizar o contraste visual. Créditos: NASA/STScI.

A 11 de março, a equipa do Webb concluiu a etapa de alinhamento conhecida como “calibração fina”. Nesta importante etapa da ativação do OTE (Optical Telescope Element) do Webb, todos os parâmetros ópticos que foram verificados e testados estão a funcionar dentro ou acima das expectativas. A equipa não descobriu problemas críticos nem qualquer contaminação mensurável ou bloqueios na trajetória óptica do Webb. O observatório é capaz de captar com sucesso a luz de objetos distantes e de a enviar aos seus instrumentos sem problemas.

Embora ainda faltem meses para o Webb nos oferecer a sua nova visão do cosmos, o atingir deste marco foi muito importante para equipa poder estar confiante de que o primeiro sistema óptico do Webb está a funcionar o melhor possível.

“Há mais de 20 anos, a equipa do Webb propôs-se construir o telescópio mais poderoso que alguma vez se lançou para o espaço e criou um design óptico arrojado para cumprir as exigentes metas científicas”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Direção de Missões Científicas da NASA, em Washington. “Hoje podemos dizer que o design vai dar resultados.”

Alguns dos maiores telescópios terrestres da Terra usam espelhos primários segmentados, mas o Webb é o primeiro telescópio espacial a usar este design. O espelho primário de 6,5 metros – demasiado grande para caber dentro da estrutura de um foguete – é composto por 18 segmentos hexagonais de espelho de berílio. Teve que ser dobrado para o lançamento e depois desdobrado no espaço antes de cada espelho ser ajustado – à escala de nanómetros – para formar uma única superfície espelhada.

“Além de tornarem possível a incrível ciência que o Webb irá alcançar, as equipas que projetaram, construíram, testaram, lançaram e agora operam este observatório foram pioneiras numa nova forma de construir telescópios espaciais”, disse Lee Feinberg, gestor do OTE do Webb, no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland.

O Webb atinge um marco no seu alinhamento, a óptica está a funcinar com sucesso. Créditos: NASA’s Goddard Space Flight Center.

Com o culminar da fase de calibração fina do alinhamento do telescópio, a equipa alinhou totalmente o principal instrumento de imagens do Webb, a câmara de infravermelho próximo (NIRCam), com os espelhos do observatório.

“Alinhámos totalmente o telescópio e focámo-lo numa estrela, e o desempenho está a superar as especificações. Estamos entusiasmados com o que isto significa para a ciência”, disse Ritva Keski-Kuha, da equipa do OTE do Webb no Goddard. “Sabemos agora que construímos o telescópio certo.”

Nas próximas seis semanas, a equipa irá prosseguir com as restantes etapas de alinhamento antes da preparação final dos instrumentos científicos. A equipa irá alinhar ainda mais o telescópio para incluir os instrumentos NIRSpec (Near-Infrared Spectrograph), MIRI (Mid-Infrared Instrument) e FGS/NIRISS (Fine Guidance Sensor/Near InfraRed Imager and Slitless Spectrograph). Nesta fase do processo, um algoritmo irá avaliar o desempenho de cada instrumento e calcular depois as correções finais necessárias para conseguir um telescópio bem alinhado com todos os instrumentos científicos. Depois disto, terá início a etapa final e a equipa irá ajustar quaisquer erros residuais de posicionamento nos segmentos do espelho.

A equipa está muito bem encaminhada para concluir todos os aspetos do alinhamento do OTE até ao início de maio, ou até mais cedo, para depois passar cerca de dois meses a preparar os instrumentos científicos. As primeiras imagens de alta resolução e os primeiros dados científicos do Webb serão lançados no verão.

Esta nova “selfie” foi criada usando uma lente especial no interior do instrumento NIRCam, que foi concebida para obter imagens dos segmentos do espelho primário em vez de imagens do céu. Esta configuração não é usada durante as operações científicas, servindo estritamente para fins de engenharia e alinhamento. Nesta imagem pode ver-se a totalidade dos 18 segmentos do espelho primário do Webb a recolher ao mesmo tempo luz da mesma estrela. Créditos: NASA/STScI.

O Webb é o principal observatório de ciências espaciais do mundo e, uma vez totalmente operacional, irá ajudar a resolver os mistérios do nosso Sistema Solar, olhar para mundos distantes em redor de outras estrelas e investigar as estruturas misteriosas e a origem do nosso Universo bem como o lugar que nele ocupamos. O Webb é um programa internacional liderado pela NASA e os seus parceiros da ESA (Agência Espacial Europeia) e da Agência Espacial Canadiana.

 

Fonte da notícia: NASA

Tradução: Teresa Direitinho

 

NASA’s Webb Reaches Alignment Milestone, Optics Working Successfully

Following the completion of critical mirror alignment steps, NASA’s James Webb Space Telescope team expects that Webb’s optical performance will be able to meet or exceed the science goals the observatory was built to achieve.

While the purpose of this image was to focus on the bright star at the center for alignment evaluation, Webb’s optics and NIRCam are so sensitive that the galaxies and stars seen in the background show up. At this stage of Webb’s mirror alignment, known as “fine phasing,” each of the primary mirror segments have been adjusted to produce one unified image of the same star using only the NIRCam instrument. This image of the star, which is called 2MASS J17554042+6551277, uses a red filter to optimize visual contrast. Credits: NASA/STScI.

On March 11, the Webb team completed the stage of alignment known as “fine phasing.” At this key stage in the commissioning of Webb’s Optical Telescope Element, every optical parameter that has been checked and tested is performing at, or above, expectations. The team also found no critical issues and no measurable contamination or blockages to Webb’s optical path. The observatory is able to successfully gather light from distant objects and deliver it to its instruments without issue.  […] Read the original article at NASA.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]