Versão Portuguesa 🇵🇹English Version 🇬🇧

O Telescópio Espacial James Webb já chegou ao seu destino – L2

Ontem, dia 24 de janeiro, às 19 horas GMT, o Webb acionou os seus propulsores durante quase cinco minutos (297 segundos) para completar a correção do percurso em direção à sua trajetória final. A manobra, denominada queima de correção de meio curso, levou o Webb em direção à sua órbita final em torno do segundo ponto de Lagrange Sol-Terra, ou L2, a quase 1,5 milhões de quilómetros de distância da Terra.

Ilustração que mostra o Telescópio Espacial James Webb (JWST). Créditos: NASA.

A queima final de meio curso adicionou apenas cerca de 1,6 metros por segundo – um mero ritmo de caminhada – à velocidade do Webb, que era tudo o necessário para o fazer chegar à órbita escolhida, em torno do ponto L2.

“Webb, bem-vindo a casa!” foram as palavras do administrador da NASA Bill Nelson. “Parabéns à equipa por todo o trabalho árduo realizado para garantir a chegada segura do Webb a L2. Estamos a um passo de descobrir os mistérios do Universo. E mal posso esperar para ver as primeiras imagens do Universo enviadas pelo Webb neste verão!”

Diagrama da trajetória do Webb. Crédito: Steve Sabia/NASA Goddard.

A órbita do Webb irá dar-nos a oportunidade de ter uma ampla visão do cosmos a qualquer momento, bem como permitir que a óptica do telescópio e os instrumentos científicos arrefeçam o suficiente para funcionar devidamente e fazer ciência. O Webb usou o mínimo de combustível para as correções de curso enquanto viajava para L2, de modo a deixar a maior quantidade possível de combustível para as operações que terá de realizar ao longo do tempo: pequenos ajustes para manter o Webb na órbita desejada e neutralização dos efeitos da pressão da radiação solar no enorme escudo solar.

O Telescópio Espacial James Webb não estará em órbita da Terra, como o Telescópio Espacial Hubble. Na verdade, orbitará o Sol, a 1,5 milhões de quilómetros de distância da Terra, no chamado segundo ponto de Lagrange, ou L2. O que é especial nesta órbita é que ela permite que o telescópio fique alinhado com a Terra à medida que se vai movendo em redor do Sol. Isto permite que o grande escudo solar do satélite proteja o telescópio da luz e do calor do Sol, da Terra (e da Lua). Créditos: NASA’s Goddard Space Flight Center.

“Durante o mês passado, o JWST alcançou um sucesso incrível e é uma homenagem a todas as pessoas que durante anos, e até décadas, trabalharam para garantir o sucesso da missão”, disse Bill Ochs, gestor de projeto Webb no Goddard Space Flight Center da NASA. “Estamos agora prestes a alinhar os espelhos, ativar instrumentos e a dar início a descobertas maravilhosas e surpreendentes.”

Agora que os segmentos do espelho primário e o espelho secundário do Webb foram abertos, a partir das suas posições de lançamento, os engenheiros irão dar início a um sofisticado processo de três meses de alinhamento da óptica do telescópio com uma precisão de nanómetros.

Fonte da notícia: NASA

Orbital Insertion Burn a Success, Webb Arrives at L2

On the 24th of January 2022, at 2 p.m. EST, Webb fired its onboard thrusters for nearly five minutes (297 seconds) to complete the final postlaunch course correction to Webb’s trajectory. This mid-course correction burn inserted Webb toward its final orbit around the second Sun-Earth Lagrange point, or L2, nearly 1 million miles away from the Earth.

This NASA artist’s rendition shows the James Webb Space Telescope (JWST). Credits: NASA.

The final mid-course burn added only about 3.6 miles per hour (1.6 meters per second) – a mere walking pace – to Webb’s speed, which was all that was needed to send it to its preferred “halo” orbit around the L2 point. […] Read the original article at NASA blog.