Praticamente todas as semanas ocorre uma reunião científica em que são apresentados e discutidos estudos, propostas, ideias sobre algum aspecto da exploração dos objectos do Sistema Solar. Hoje em dia, no quadro da pandemia que nos aflige, esses encontros têm sido muitas vezes adiados ou infelizmente cancelados; noutros casos, assumem uma forma virtual. Ainda assim, o que não muda é a possibilidade de ler os abstracts apresentados a essas reuniões – e. muitas vezes e cada vez mais, de assistir às (curtas) apresentações, graças às gravações feitas.

Dois exemplos recentes, entre Julho e início de Agosto, foram os encontros do Planetary Crater Consortium e do grupo Planetary Geologic Mappers (ambos abertos, ou seja, não existe uma pertença formal a nenhum dos grupos). O PCC costuma reunir-se em Flagstaff, e é uma reunião normalmente de pequena dimensão, já que os interessados em crateras são relativamente pouco numerosos. Ainda assim, este ano teve bastantes contribuições, distribuídas por diversos temas: crateras e idades, morfologias, impactos na Terra… Os resumos podem ser lidos a partir daqui (ir ao programa).

No caso do grupo de cartografia planetária, os temas foram os diferentes planetas rochosos; e houve uma longa lista de abstracts que não foram apresentados, ficando-se pela simples versão em texto (sempre uma opção tomada por muita gente, pelos mais diversos motivos). Os resumos e as respectivas apresentações podem ser consultadas aqui.

Muitos destes trabalhos darão origem a artigos mais completos e estruturados, que encontrarão lugar de publicação numa das muitas revistas científicas da área nos próximos tempos. Outros acabarão abandonados ou adiados. Alguns despertarão interesse a outros autores e poderão dar origem a novas investigações ou ao aprofundamento das ora apresentadas. E assim, pouco a pouco, se vai construindo o edifício da compreensão dos singulares mundos deste Sistema Solar que é a nossa casa.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]