Apesar de existrem no Universo inúmeros planetas, de todas as cores, tamanhos e características, alguns deles conseguem sobressair pela sua estranheza ou singularidade!

Novas observações dos telescópios do NOIRLab (National Optical-Infrared Research Laboratory, ou Laboratório Nacional de Pesquisa no Óptico e Infravermelho), da National Science Foundation dos EUA, levaram à descoberta de um planeta que não cumpre precisamente as regras que @s astrónom@s julgam que os planetas seguem quando se formam.

Apresentamos o K2-25b

Em 2016, @s astrónom@s descobriram um jovem exoplaneta, qe recebeu o nome K2-25b. Ele está em órbita de uma jovem estrela situada no enxame estelar das Híades. Este “jovem” sistema tem cerca de 600 milhões de anos de idade, e fica a 150 anos-luz do Sistema Solar.

O K2-25b orbita uma estrela anã do tipo M, que é o tipo de estrela mais comum na Via Láctea.

Uma descoberta invulgar

O que faz deste um exoplaneta peculiar é que é bizarramente denso (ou seja, a sua matéria está muito bem compactada) para o seu tamanho e jovem idade.

O K2-25b tem cerca de 25 vezes a massa da Terra, e é ligeiramente mais pequeno do que Neptuno. Há qualquer coisa que não encaixa bem entre a realidade deste exoplaneta e o que @s astrónom@s julgam saber sobre a formação de planetas.

Os planetas com dimensões entre as da Terra e as de Neptuno são muito comuns pela Galáxia. São conhecidos como “sub-Neptunos”. Mas não temos nenhum no nosso Sistema Solar.  A forma como este tipo de planeta se forma e evolui é uma área de particular interesse para @s astrónom@s.

Um mistério duradouro

Os planetas deste tamanho são normalmente compostos sobretudo de gás, e são conhecidos como gigantes gasosos (como Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno).

Contudo, o K2-25b é quase completamente feito de rocha! É por isso que ele é assim tão denso, mas ao mesmo tempo a sua existência é um grande mistério.

Os cientistas vão continuar a estudar este enigmático planeta, para tentar resolver a charada: como e porque se formou ele?

Facto curioso: No planeta K2-25b, um ano passa num instante. Ele leva apenas 3,5 dias terrestres a completar uma órbita à sua estrela!

Crédito da imagem: NOIRLab/NSF/AURA/J. Pollard

Este Space Scoop baseia-se num Comunicado de Imprensa do NOIRLab

Space Scoop original (em inglês):

http://www.spacescoop.org/en/scoops/2030/exoplanet-mismatch/

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]