Os ilusionistas costumam concluir os seus espetáculos com um truque final absolutamente fantástico… e agora uma estrela gigante acaba de fazer o mesmo: desapareceu, pura e simplesmente!

Uma ilusionista peculiar

A estrela que foi capaz de tamanha traquinice fica a 75 milhões de anos-luz de nós, na constelação do Aquário. Várias equipas de investigadores estudaram esta misteriosa estrela maciça, entre 2001 e 2009. A conclusão desses estudos sugeria

que ela estava na fase final da sua vida. Mais recentemente, um grupo de astrónom@s decidiu voltar a observar a estrela, agora com o telescópio VLT do ESO (Observatório Europeu do Sul), para estudar mais a fundo a forma como termina a vida das estrelas maciças. Para sua grande surpresa, a estrela tinha desaparecido!

Como explicar este extraordinário truque?

Tal como acontece com a estupefacta audiência de um espetáculo de ilusionismo, podemos perguntar-nos como é que esta estrela gigante se arranjou para desaparecer.

Se a estrela tivesse morrido numa gigantesca explosão, uma supernova, como é a norma para este tipo de estrelas maciças, seria de crer que @s astrónom@s de todo o mundo tivessem reparado nesse evento, extremamente brilhante.

Como tal não aconteceu, @s astrónom@s sugerem que a estrela ainda possa estar no sítio, mas que nós não a consigamos ver. A estrela pode ter sofrido uma transformação que a fez ficar muito menos luminosa, o que quer dizer que não liberta energia suficiente para ser detectada por nós.

Outra possibilidade é que tenha colapsado e seja agora um buraco negro, mas sem nunca originar uma supernova, como @ assistente d@ ilusionista, que desaparece repentinamente por um alçapão e nunca mais volta a ser vist@! Isto seria uma descoberta espantosa, já que a nossa ideia atual sobre a forma como as estrelas maciças morrem é que há sempre uma supernova antes do colapso e da criação de um buraco negro.

Espera-se que estudos científicos futuros permitam compreender melhor o processo que fez com que esta estrela misteriosa parecesse desaparecer da nossa vista. Entretanto, temos que nos limitar ao papel de pacientes membros da audiência, ainda perplexos e maravilhados perante o derradeiro truque desta ilusionista estelar!

Facto curioso: Antes do seu desaparecimento misterioso, esta estrela gigantesca era 2,5 milhões de vezes mais luminosa do que o Sol! Difícil era não reparar nela!

Crédito da imagem: ESO/L. Calçada