É uma história que andou esquecida bastante tempo, mas que tem vindo a ser relembrada e documentada desde há alguns anos. Em 1967, o USGS criou numa zona do Arizona uma réplica quase perfeita de uma área do Mar da Tranquilidade lunar, que estava bem classificada como ponto de aterragem para a primeira missão tripulada. A comparação entre as duas pode ser vista aqui, num pequeno artigo sobre o tema.

Uma outra área sofreu o mesmo tratamento à base de explosivos, em fases sucessivas para replicar as relações de idade entre as crateras. O filme feito à época a documentar essa proeza pode ser visto aqui (sem legendas).

E uma apresentação sobre o mesmo tema, com mais detalhes e muitas fotografias interessantes, incluindo do treino dos astronautas nestas áreas, pode ser vista aqui.

Infelizmente, a preservação destas áreas não foi uma preocupação. Aparentemente, só uma delas ainda existe em condição recuperável, mas difícil. Uma pena, já que se trata de um verdadeiro marco na história da exploração lunar, que bem mereceria uma visita.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]