Hoje, 17 de dezembro de 2019, foram anunciados, em conferência de imprensa em Paris, os nomes de mais de 110 de exoplanetas e respetivas estrelas hospedeiras resultantes das campanhas IAU100 NameExoWorlds. No âmbito das comemorações do 100º aniversário da União Astronómica Internacional (IAU100) em 2019, mais de 110 países, entre os quais Portugal, organizaram campanhas nacionais, que levaram à participação direta de mais de 780 mil pessoas em todo o mundo, propondo e selecionando nomes para cada exoplaneta e respetiva estrela hospedeira.

Imagem da campanha NameExoWorlds – IAU100.

Para cada país foram escolhidas estrelas visíveis a partir desse território, suficientemente brilhantes para poderem ser observadas através de pequenos telescópios. O sistema planetário escolhido para Portugal foi o da estrela HD 45652, situado na constelação do Unicórnio, a uma distância de 117 anos-luz da Terra. O exoplaneta deste sistema (HD 45652 b) foi descoberto em 2008 por uma equipa de astrónomos europeus liderada pelo português Nuno Santos, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Os vários Comités Nacionais, seguindo a metodologia e linhas gerais definidas pelo Comité Diretor do IAU100 NameExoWorlds, foram os órgãos responsáveis por estabelecer as condições da participação pública, divulgando o projeto nos seus países e preparando o sistema de votação. A Campanha Nacional em Portugal foi organizada pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, sob a chancela da Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA). Os nomes propostos deveriam inspirar-se em nomes, mitos ou conceitos ligados à cultura portuguesa. A primeira fase decorreu durante o mês de outubro e recebeu mais de 50 propostas oriundas de escolas, universidades, clubes de astronomia e associações culturais. As 8 melhores propostas foram selecionadas pelo Comité Nacional e submetidas a votação popular, que recebeu mais de 5000 votos.

O par de nomes escolhido foi Lusitânia (estrela) e Viriato (exoplaneta), uma homenagem ao antigo nome da região ocidental da Península Ibérica onde hoje está boa parte do território de Portugal e ao mais notável líder dos povos lusitanos. Os nomes vencedores foram propostos por várias escolas:

  • Escola Secundária Carlos Amarante, Braga
  • Escola EBI Gualdim Pais, Pombal
  • Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia

Parabéns a todos!

Os exoplanetas com novos nomes são em geral gigantes gasosos e foram todos descobertos através de um de dois métodos de procura de planetas extrassolares: o método do trânsito — onde os planetas são observados a passar em frente às suas estrelas, bloqueando por isso parte da luz estelar; e o método das velocidades radiais — onde medições cuidadas feitas nos espectros das estrelas revelam um ligeiro movimento de oscilação que tem origem na influência gravitacional dos planetas que as orbitam.

Alguns exemplos dos novos pares de nomes agora escolhidos:

  • Irlanda: Bran e Tuirem – para o planeta HAT-P-36b (Bran) em órbita da estrela HAT-P-36 (Tuiren), na constelação dos Cães de Caça. Os nomes referem-se a cães mitológicos da lenda irlandesa do Nascimento de Bran.
  • Jordânia: Wadirum e Petra – para o exoplaneta WASP-80b (Wadirum) em órbita da estrela WASP-80 (Petra), na constelação da Águia. Nomes de antigas cidades e áreas protegidas do sul da Jordânia.
  • Malásia: Baiduri e Intan – para o exoplaneta HD 20868 b (Baiduri) em órbita da estrela HD 20868 (Intan), na constelação da Fornalha. Nomes de pedras preciosas na língua malaia.
  • Burkina Faso: Nakambé e Mouhoun – para o planeta HD 30856 b (Nakambé) e a sua estrela HD 30856 (Mouhoun), na constelação de Erídano (o Rio). Referem-se aos nomes locais de rios importantes em Burkina Faso.

A lista total dos nomes escolhidos está disponível aqui.

2019 foi o Ano Internacional das Nações Unidas para as Línguas Indígenas, pelo que os que falam estas línguas foram encorajados a propor nomes nestes dialetos tendo sido alguns deles selecionados. Na Argentina, a proposta vencedora foi submetida por um professor e líder da comunidade indígena Moqoit. Os novos nomes para o planeta HD 48265 b (Naqaya) e para a estrela HD 48265 (Nosaxa) significam respetivamente “irmão-família-parente” (referindo-se a todos os seres humanos como “irmãos”) e primavera (ano novo), na língua Moqoit.

O projeto IAU100 NameExoWorlds teve uma participação enorme e muito diversificada em todo o mundo. Esta é apenas a segunda vez na história que se realiza uma campanha para dar nomes a estrelas e exoplanetas. No total, foram propostos 360 000 nomes, tendo sido este número reduzido para listas finais que foram postas a votação do público. O número total de votantes foi de 420 000.

“A IAU ficou muito satisfeita pelo interesse internacional tão alargado gerado pela campanha NameExoWorlds,” disse Debra Elmegreen, presidente eleita da IAU. “É muito gratificante ver que tantas pessoas em todo o mundo ajudaram a dar nomes a sistemas planetários, nomes esses com significados importantes nas suas culturas e patrimónios. Este esforço ajuda a unir a todos na exploração do Universo.”

O projeto NameExoWorlds foi organizado no âmbito do 100º aniversário da IAU em 2019 – IAU100. Com mais de 5000 atividades a decorrer em 140 países, milhões de pessoas estão a celebrar as descobertas astronómicas que moldaram a ciência, tecnologia e cultura ao longo do último século, destacando-se a importância da astronomia como ferramenta para a educação, desenvolvimento e diplomacia.

“Ao longo de todo o ano, envolvemo-nos com o público através de várias atividades de astronomia, no âmbito do 100º aniversário da IAU. O Projeto Global NameExoWorlds constituiu a iniciativa perfeita para terminar um ano cheio de projetos virados para a sociedade e terá certamente um impacto importante nos anos vindouros,” conclui a Presidente da IAU, Ewine van Dishoeck.

Fonte da notícia: Comunicado de Imprensa NUCLIO/IAU100.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]