1930: Nasceu Charles “Pete” Conrad. Foi o terceiro homem a pisar a Lua, na missão Apollo 12. Fez parte do segundo grupo de astronautas seleccionado pela NASA (depois de ter abandonado o processo a meio, quando da selecção do primeiro grupo) e esteve quatro vezes no espaço entre os programas Gemini, Apollo e Skylab. Era considerado um dos melhores pilotos do grupo, e se não tivesse ocorrido uma torca na ordem das missões, poderia ter sido ele a comandar a Apollo 11. Morreu em 1999, depois de um acidente de mota.

1966: A sonda automática Surveyor 1 aterra suavemente na Lua, confirmando que a superfície tem a consistência necessária para suportar uma máquina pesada.

1983: A URSS lançou a Venera 15. Uma missão com destino a Vénus, em torno do qual entrou em órbita e conduziu uma campanha de cartogradia com recurso a um radar.

2003: Foi o dia de lançamento da primeira sonda planetária europeia, a Mars Express. Esta foi construída em grande parte devida à perda da sonda russa Mars96, que levava a bordo vários instrumentos de origem europeia. Passados dezasseis anos, continua activa em órbita de Marte, e é apenas ultrapassada em termos de longevidade pela Americana Mars Odyssey.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 4]