Hoje parte mais uma tripulação para a ISS. A expedição 59, composta pelos americanos Hague e Kock e pelo russo Ovchinin será lançada de Baikonur a bordo de um Soyuz. O lançamento deverá ocorrer ao fim da tarde (hora de Lisboa), e poderá ser seguido ao vivo na net. Dois dos viajantes eram a tripulação da falhada Soyuz MS-10, que subiu e desceu logo a seguir há uns meses… A outra, Hague, será a 63ª mulher no espaço.

A Trace Gas Orbiter, sonda euro-russa que está em órbita de Marte, a estudar a atmosfera do planeta, cumpre hoje três anos no espaço. Foi lançada em 2016.

Outro aniversário: o do último homem a pisar a Lua (até hoje). Em Dezembro de 1972, Gene Cernan, comandante da missão Apollo 17, regressou ao interior do módulo lunar depois do seu companheiro Harrison Schmitt. Faria hoje 85 anos, mas faleceu em 2017.

E ainda outro, este de maior estatura: Albert Einstein nasceu a 14 de Março de 1879, há 140 anos. Criador da Teoria da Relatividade e da mais famosa equação do mundo, recebeu o Nobel em 1921, mas não por esse trabalho… Nascido na Alemanha, adquiriu a cidadania suíça e mais tarde a americana (tendo renunciado à germânica ainda antes de 1900, para evitar o serviço militar). Faleceu em 1955.

E outro mais, este de especial relevância para Marte: Giovanni Schiaparelli nasceu em 1835. Das suas intensas observações do planeta vermelho resultaram mapas detalhados da superfície, incluindo os famosos “canali” que depois tanto pano deram para mangas, e uma nomenclatura para as diversas áreas do planeta que se impôs no lugar das inúmeras designações que eram adoptadas por diferentes observadores.

Em 1995, pela primeira vez um americano partiu para o espaço a bordo de um foguetão russo; Norman Thagard viajou para a estação orbital Mir. Além disso, com este lançamento, da Soyuz TM-21, estabeleceu-se um recorde de presença humana no espaço: 13 pessoas, distribuídas entre a Mir, esta cápsula e o space shuttle Atlantis.