Em 1959 foi lançado pelos EUA o Discoverer 1, que foi o primeiro satélite artificial colocado numa órbita polar. Ou melhor, que se tentou colocar nessa órbita – a missão pouco durou, e o engenho despenhou-se, pensa-se que algures na Antártida.

Em 1966, um acidente aéreo provocou a morte de dois astronautas americanos, Charles Bassett e Elliot See. Tripulavam um T38 da NASA numa viagem para uma visita à fábrica da McDonnell em St. Louis, mas enfentaram problemas na aterragem e acabaram por se despenhar. Eram a tripulação designada para a missão Gemini 9, o que fez com que os suplentes Stafford e Cernan avançassem para esse voo.

Na URSS, em 1970, e perante a necessidade de preparar um plano para as actividades espaciais nos cinco anos seguintes, o chefe dos cosmonautas, Kamanin, conclui que nada do que estava previsto para os cinco anos anteriores – sobretudo voos e aterragens lunares . foi conseguido…

Em 2007, a sonda New Horizons passou pela órbita de Júpiter, a cerca de 2.3 milhões de km do gigante gasoso. Tinha sido lançada ano e meio antes, sendo a mais veloz sonda alguma vez lançada. Ainda assim, a gravidade do planeta foi aproveitada para ganhar ainda mais velocidade.

A hipótese de que exista um Planeta 9 algures nos confins do Sistema Solar volta a ser promovida num artigo recente numa revista científica. Para os autores, que propuseram a ideia há cerca de três anos, as órbitas de vários objectos menores apontam para a presença do planeta. Os seus modelos funcionam – mas os modelos não são a realidade, nem a demonstram. E continua a faltar o mais importante: descobri-lo…

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]