Em 1942, neste dia, nasceu Stephen William Hawking. Geralmente considerado como uma das mais brilhantes mentes das últimas décadas, o físico inglês ocupou a cátedra que foi de Newton em Cambridge. Distinguiu-se no estudo da cosmologia. Faleceu em 2018.

Em 1973 foi lançada pela URSS a Luna 21. A sonda levava a bordo o segundo rover lunar autónomo, o Lunokhod 2, que funcionou durante alguns meses. Os dois engenhos são agora propriedade privada, já que foram adquiridos num leilão em 1993.

Foi cancelada a prevista visita do director da Roscosmos (agência espacial russa) aos EUA e à NASA. O alto funcionário russo está sujeito a sanções americanas por questões de política internacional. E assim se dá mais um passo para aumentar a hostilidade entre as duas potências. Não será difícil encontrar razões “válidas” para retaliação…

Outro ponto de contenção: o Irão prepara-se para tentar colocar em órbita satélites. Os EUA opõem-se, pois claro. Dizem que é uma violação de uma resolução da ONU. Entretanto, há quem as viole todos os dias e se prepare para enviar uma sonda para a Lua.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]