Hoje, a Space X volta à actividade de lançamentos, com o envio para órbita de uma dezena de  satélites da constelação Iridium (que já sofreu vários adiamentos). Para lá disso, a empresa continua a preparar um protótipo designado StarHopper para testes de pequenos voos – passo necessário para avançar no desenvolvimento da futura nave que Elon Musk quer que leve pessoas para Marte…

Em 1998, a Lunar Prospector entrava em órbita lunar. Uma das raras sondas da era moderna sem câmaras a bordo, mas com vários instrumentos para recolher dados sobre composição química, gravidade e magnetismo. A missão durou mais de um ano, e terminou com o impacto da sonda na Lua.

Robert Goddard é um dos pioneiros do voo espacial. Em 1920 foi publicado o seu estudo “A Method of Reaching Extreme Altitudes”, com a sua análise teórica e experiências entretanto realizadas. O resultado: ataques e ridículo na imprensa. Um famoso editorial do New York Times, publicado poucos dias depois, punha em questão a possibilidade de um foguetão funcionar no vácuo. Em 1969, depois do lançamento da Apollo 11, o jornal publicou uma correcção em três parágrafos, reconhecendo o seu erro… Tudo isto ajudou ainda mais a que Goddard mantivesse o segredo sobre os seus estudos.

Em 1962, o presidente dos EUA, John Kennedy, no discurso ao Congresso sobre o Estado da União, afirma que os EUA estarão na frente da exploração espacial e da conquista lunar.

2007: a China testou com êxito um sistema de destruição de satélites a partir do solo. O programa era tão secreto que, aparentemente, o ministro dos Negócios Estrangeiros o desconhecia, e teve que se haver com iradas reacções vindas de todo o lado. A destruição deste satélite criou uma nuvem de detritos em órbita…

Na actualidade, o rover chinês Yutu 2 retomou a actividade, depois de ter “hibernado” durante alguns dias. Além disso, foram divulgadas imagens panorâmicas da superfície obtidas pela Chang’e 4. Surpresa: a paisagem é cinzenta e aparentemente ondulada. Pois, afinal não há surpresa…

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]