Hoje é dia de lançamento. A Space X deve finalmente proceder ao envio para órbita de uma numerosa carga. Um Falcon 9 vai partir de Vandenberg, na Califórnia, e levar 64 satélites (15 micro e 49 cubesats…) pertencentes a 17 países. Será a terceira utilização do mesmo foguetão, cujo primeiro andar voltará a aterrar depois de cumprir a sua missão. Há poucos dias, um foguetão indiano PSLV levou para órbita 31 satélites. Última hora: o lançamento foi de novo adiado, para amanhã.

Nos EUA, ao que parece, a ideia de estabelecer um sexto ramo das Forças Armadas dedicado ao espaço parece estar a ser reavaliada, já que a Administração não tem a certeza de que ela seria aprovada pelo Congresso. A Força Aérea pode vir a herdar as responsabilidades espaciais (ou melhor, a vê-las aumentadas).

O Reino Unido, na sequência do brexit, pode vir a avançar para um sistema próprio de navegação, deixando o Galileo. Uma decisão que reflecte (outra vez…) uma certa falta de ponderação de ambas as partes.

Em Marte, a InSIGHT já bate recordes. Especificamente, o da maior produção de energia num sol. Também se percebeu que a sonda está numa ligeira cova e inclinada a 4º (poderia operar até 15º de inclinação). Prossegue a análise de imagens do solo nas proximidades da sonda.

Em 1974, este dia assinalou a maior aproximação da sonda Pioneer 11 a Júpiter. Tinha sido lançada ano e meio antes, e depois deste encontro adquiriu velocidade suficiente para escapar do Sistema Solar. Infelizmente, desde 1995 que deixou de dar sinais de vida.

A sonda Soho está no espaço, a estudar o Sol, há 23 anos; foi lançada em 1995. Para lá da ininterrupta observação da estrela que brilha ao centro do Sistema Solar, já descobriu mais de 3000 cometas – eles andam aí, mas a maior parte das vezes não os vemos…

Por alguma bizarra coincidência, este dia parece ter sido a escolha favorita para enviar o space shuttle para o espaço. Ocorreram lançamentos em 1988 (Atlantis), 1990 (Columbia), 1992 (Discovery), e 1993 (Endeavour). Só o Challenger não partiu neste dia.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]