Tudo calmo na frente espacial…

Lá longe, muito longe, a New Horizons prepara-se para sobrevoar o asteróide Ultima Thule, no primero dia do ano vindouro. Para isso, procedeu recentemente a uma correcção da trajectória. As ordens (e a confirmação) levaram seis horas a alcançar o objectivo!

Na ISS, a chegada da cápsula de carga Dragon fez com que estejam acopladas à estação, em simultâneo, seis veículos: duas Soyuz e duas Progress (cargueiros russos), uma Cygnus e uma Dragon.

O satélite de observação astronómica XMM-Newton, da ESA, cumpre 19 anos de actividade no estudo de emissões de raios X e outras questões sobre o Universo.

Em 1962, a decisão sobre o método a usar nas missões lunares da NASA (rendezvous em órbita lunar) foi comunicada ao presidente dos EUA, John Kennedy, pelo então administrador da agência, James Webb. Apesar de não haver certezas (nem testes), a decisão foi tomada de forma a permitir avançar com uma possível missão tripulada em 1967.

Em 1963, o programa Dyna-Soar, da Força Aérea americana, e que visava criar um avião espacial para missões militares (o X-20), foi cancelado.