Continuando com um dos temas de ontem, hoje é em Houston que se fala da origem da Lua. Simon Lock, um dos proponents da existência de uma forma distinta de objecto planetário, a que chamou “sinestia”, vai apresentar as suas ideias num seminário do LPI (Lunar and Planetary Institute). A sinestia consiste numa espécie de donut, formado em consequência de um impacto de grande magnitude entre dois corpos semelhantes, e onde se misturam todos os componentes numa nuvem super-aquecida. Ainda ninguém observou um objecto com estas características… e a implicação de que a Terra passou por uma fase destas vai seguramente sofrer alguns ataques.

O lançamento do satélite ICON, previsto para ontem, foi mais uma vez adiado devido a problemas com o lançador. O avião portador já estava no ar, e teve que regressar sem largar o Pegasus XL. A nova data pode ser hoje, ou amanhã. Um negócio sempre incerto…

Em 1656, nasceu Edmond Halley, astrónomo de renome e muitas obras. Foi o segundo Astrónomo Real inglês, grande apoiante de Newton e o homem que previu o regresso do cometa que leva o seu nome.

Em 1957, os EUA tentam recuperar rapidamente em relação à URSS, que já lançou dois satélites. O Secretário da Defesa ordena ao Exército que avance com o plano para lançar o satélite Explorer no início de 1958. A Marinha, entretanto, prepara o lançamento do Vanguard (que será um falhanço rotundo). Em 1958, lançam a Pioneer 2, uma sonda lunar, mas esta não chega a escapar do campo gravítico terrestre e reentra na atmosfera. Dez anos depois era a vez da Pioneer 9: tal como as 6, 7 e 8, era uma sonda destinada ao estudo das influências do Sol no ambiente interplanetário do Sistema Solar.

Em 2005 foi lançada a sonda europeia Venus Express. Estudou a atmosfera venusiana durante cerca de nove anos, antes de se despenhar na atmosfera do planeta.

Em 2011, a Rússia faz mais uma tentativa de alcançar Marte – ou melhor, o satélite Phobos. A sonda Fobos-Grunt, no entanto, não segue a caminho do planeta vermelho: uma falha nos motores leva-a a regressar à Terra… ou melhor, a ser desfeita na reentrada atmosférica.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]