Há por estes dias toda um frota de engenhos automáticos a percorrer recantos diversos do Sistema Solar. A sonda Parker Solar Probe, lançada há 51 dias, está nas proximidades de Vénus, de forma a utilizar a gravidade deste planeta para a continuação da sua viagem de aproximação ao Sol. Há-de repetir esta manobra mais seis vezes nos anos futuros.

Junto ao asteróide Ryugu está a sonda japonesa Hayabusa 2. Hoje deverá ser libertado o pequeno módulo franco-alemão MASCOT, para uma descida (em queda livre) até à superfície deste objecto misterioso. O módulo, geralmente considerado o irmão mais pequeno do módulo Philae que alcançou a superfície do cometa P67 há poucos anos, deverá funcionar durante cerca de 16 horas (até que a bateria a bordo fique sem energia), e poderá – com alguma sorte – examinar diversos locais no asteróide, graças a um mecanismo que lhe permite usar a baixa gravidade local para executar saltos.

Entretanto, por volta das 14 horas, terá lugar (com transmissão na NASA TV) uma cerimónia de transferência de comando na ISS. O astronauta europeu Alex Gerst passará a deter o comando, substituindo o americano Drew Feustel.

Quanto à história…

Em 1815 caiu em Chassigny, França, um meteorito. Os mais atentos a estas coisas saberão que este meteorito forneceu o C da designação SNC – os meteoritos marcianos. Em 1962 caiu outro, este conhecido como Zagami, do local na Nigéria onde tombou. Coincidências.

Em 1935 nasceu Charles Duke, astronauta americano, décima pessoa a caminhar na Lua, a missão Apollo 16. Em 1951 foi a vez de vir ao mundo Kathryn Sullivan, a primeira americana a caminhar no espaço.

Em 1956, a Força Aérea americana publica um estudo em que é recomendado o desenvolvimento de um programa espacial ambicioso, incluindo viagens à Lua e planetas… Nesses tempos sonhava-se com força.

Em 1962 teve lugar a missão Sigma 7, parte do programa Mercury, com Walter Schirra a bordo. Ao fim de seis órbitas e um pouco mais de nove horas, a cápsula desceu no Pacífico, perto da posição prevista.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]