Depois de três meses perdidos numa estranha dobra do espaço-tempo, eis que a Órbita Baixa regressa para mais umas linhas sobre a actualidade e a história da conquista espacial.

Hoje temos aniversariantes famosos: a NASA cumpre 60 anos. A mais famosa e dispendiosa agência espacial do mundo continua a ser o mais importante actor na exploração do Sistema Solar, mantendo uma vasta série de missões correntes e planeadas. Quem quiser saber mais sobre a história da organização que levou a Humanidade à Lua, pode encontrar tudo aqui.

Muito mais recente, mas com uma actividade crescente e alguns sucessos de relevo no bolso, a JAXA, agência espacial japonesa, atinge os 15 anos de idade. Na realidade, a JAXA surgiu da fusão de três organizações pré-existentes. Hoje em dia, tem estado em foco por causa da missão Hayabusa 2, de visita prolongada ao asteróide Ryugu. Além disso, é responsável por parte da missão BepiColombo que será lançada ainda este mês para uma longa viagem até Mercúrio.

Entretanto, em Bremen, na Alemanha, começa o IAC, International Astronautical Congress. Reúne mais de 2500 participantes, e tem por tema “Involving Everyone”. Esta semana começa aliás, a Semana Mundial do Espaço.

Voltando à Ásia, a Coreia prepara-se para mais um teste ao seu lançador KSLV-2, com que espera conseguir uma boa fatia do mercado de lançamentos comerciais daqui a poucos anos.

Quanto à História, diz-nos que em 1945 foi oficialmente aprovado o plano Paperclip, que consistiu em levar para os EUA vários dos cientistas e engenheiros alemães que trabalharam no desenvolvimento da bomba voadora V2. Em 1949 foi activado o campo de testes de Cabo Canaveral, de onde mais tarde seriam lançadas inúmeras missões históricas.

Um salto de muitos anos leva-nos até 2010; neste dia, a China lançou a sua segunda sonda lunar, a Chang’e 2, que esteve em órbita do nosso satélite natural durante alguns meses.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]