Para reviver memórias de férias em destinos distantes e paradisíacos, hoje temos o asteróide 770 Bali, que passa a “apenas” 1.523 UA da Terra; foi descoberto em 1913 (o que exlica o baixo número), e o nome vem da ilha indonésia – ao qe parece, o descobridor usou nomes da geografia do país asiático em vários objectos que encontrou.

O observatório espacial NuSTAR, um telescópio de raios X dedicado ao estudo de buracos negros, completa hoje seis anos no espaço.

Em 1944 era fundado o JPL – ou melhor, recebia essa designação oficial. Os tempos eram de guerra, e havia muito interesse no desenvolvimento da tecnologia de foguetões – o financiamento vinha do exército americano. O JPL foi transferido da órbita militar para a recém-formada NASA em 1958, em plena Guerra Fria e corrida espacial.

No mesmo dia, tinha lugar o primeiro ataque a Londres com as bombas voadoras V1. Das 11 lançadas, 4 atingiram a capital inglesa.

Em 1950, a Força Aérea americana recebia a responsabilidade pela gestão da base de Banana River, que depois se tornaria conhecida como Cabo Canaveral. Oito anos depois, discute-se o programa de colocação do homem no espaço, previsto então para Abril de 1960; a ideia de reduzir a altitude orbital não é bem recebida, já que implica a necessidade de mais estações para manter o contacto com a cápsula. Em 1963, termina oficialmente o contrato com McDonnell relativo ao programa Mercury. Distribuem-se os materiais e as pessoas que vão ser transferidas para o passo seguinte, o programa Gemini.

Em 1970, é divulgado o relatório da investigação à Apollo 13. A explosão é atribuída a um fio descarnado num tanque de oxigénio líquido.

Em 1983, a Pioneer 10 tornava-se a primeira sonda a deixar o Sistema Solar. Ou não, já que o limite do Sistema é um daqueles assuntos que dão azo a várias interpretações. Neste caso, a Pioneer cruzou a órbita de Neptuno – ainda há muito Sistema Solar depois disso… O último contacto com a sonda foi em 2002, embora ainda se tenham detectado uns murmúrios em 2003. Ela prossegue em silêncio e sem energia, a caminho das estrelas, com a sua famosa placa criada por insistência de Carl Sagan. Em 2009 estava a 100 UA do Sol, a caminho de Aldebaran, onde poderá chegar daqui a uns meros dois milhões de anos…

Em 1993, faleceu Deke Slayton, um dos membros do primeiro grupo de astronautas americanos. Na altura foi impedido de voar por razões médicas, e só chegaria ao espaço na missão Apollo-Soyuz, aos 51 anos, depois das missões lunares.

Em 1893 nascia Reinhold Tiling, um pioneiro dos foguetões. Foi piloto na I Guerra Mundial, e mais tarde entusiasmou-se com as propostas de Oberth; desenvolveu foguetões que partiam na vertical e pousavam com asas desdobráveis – princípio adoptado para o space shuttle, muitos anos mais tarde; conseguiu criar um foguetão para transporte de correio (ideia muito perseguida nas primeiras décadas do século XX). Em 1933, porém, ocorreu uma explosão nas instalações onde trabalhava com os seus assistentes, e os três faleceram no dia seguinte.

Em 2013, o Brasil realizava mais um lançamento de teste a partir da base de Alcantara; o foguetão era o FTI. Alcançou uma altitude de 52 km, como aliás aconteceu com outros lançamentos do mesmo foguetão, antes e depois (o último foi em 2014).

Classificação dos leitores
[Total: 4 Média: 5]