Asteróides? Sim, há alguns: o 8299 Tealeoni foi descoberto em 1993 e homenageia uma conhecida actriz, que participou num filme em que um asteróide vem embater na Terra, Deep Impact, de 1998 (nome também d euma missão da NASA); mas podemos continuar na 7ª arte com o 9342 Carygrant, que foi identificado em 1991 e tem o nome de um famoso actor de outra geraçáo; curiosamente, estes dois asteróides foram descobertos pelo mesmo observador, pelo que julgo seguro concluir que se trata de um cinéfilo; e o 12846 Fullerton, encontrado em 1997, leva o nome de um piloto-astronauta da NASA, que já terá pilotado cerca de 135 tipos de aeronaves ao longo da sua carreira.

Hoje regressa à Terra a cápsula Dragon CRS-14, vinda da ISS com materiais e experiências já terminadas. Esta curta viagem estava prevista para alguns dias atrás, mas foi adiada devido às condições do mar na área de recuperação.

Mas hoje há outros acontecimentos de realce: é o dia em que abre a janela de lançamento da sonda InSight, que se espera que possa alcançar a superfície de Marte em Novembro próximo; trata-se de uma missão de cariz geofísico, que pela primeira vez investigará o interior do planeta vermelho graças à detecção das ondas sísmicas que o percorrem. A sonda deverá cumprir um período de trabalho de pelo menos quatro anos (até 2020). O lançamento será feito por um foguetão Atlas 5 da United Launch Alliance, a partir da base de Vandenberg na Califórnia. Mas esta sonda estava prevista para 2016, pelo que tem dois anos de atraso, de facto.

A EXOS Aerospace vai cumprir um voo de teste do sistema reutilizável SARGE – mais uma companhia privada a tentar encontrar o seu caminho para o espaço.

Nos EUA, é o Dia do Astronauta. Isso porque é também o dia em que, em 1961, Alan Shepard se tornou o primeiro americano no espaço, cumprindo um voo suborbital de 15 mintos na sua cápsula Mercury, com a designação “Freedom 7”.

Indo mais longe no passado, esta data marca também o dia em que o Exército Vermelho ocupa Peenemuende, a base onde os nazis construíam as V2. Mas o lugar está praticamente vazio, já que entre alemães e americanos todo o material já foi levado.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]