Vamos aos asteróides. Para hoje, temos o 17059 Elvis – sim o Rei do Rock’n’Roll deu nome a um calhau espacial, descoberto em 1999, e que passa hoje a 1.555 UA da Terra; o 2169 Taiwan foi, como se vê pela designação numérica, descoberto há mais tempo – neste caso, em 1964 – e leva o nome da ilha independente mas reclamada pela China a um ponto a cerca de1.912 UA da Terra; e o 157064 Sedona, encontrado em 2003, tem o nome de uma cidade do Arizona situada numa região de grande beleza natural, e passa hoje a 2.108 UA do nosso planeta.

Há também dois asteróides da classe Apollo e um da Amor que se aproximam muito mais da Terra, a menos de 0.074 UA. Estes não têm nome próprio, apenas designações provisórias.

Hoje cumprem-se dez anos da chegada à superfície de Marte da sonda Phoenix. Esta sonda aterrou na latitude 68º N, e sobreviveu vários meses, até à chegada do gelo. Estudou o solo e o clima marcianos, descobrindo gelo a poucos centímetros de profundidade, e que nevava naquela região, a Vastitas Borealis.

Em 1961, o então presidente dos EUA, John Kennedy, lança, no seu discurso do Estado da União, o repto de investir fortemente num programa espacial e levar homens à Lua antes do fim da década. Cinco anos depois, o primeiro modelo à escala real do Saturno V é levado até à plataforma para testar procedimentos e efectuar várias verificações.

Em 1970, pouco antes do lançamento da Soyuz 9, os dois tripulantes são apanhados… a fumar, algo que lhes estava estritamente proibido. Chega a pensar-se em substituí-los pela tripulação de apoio, mas a ideia é abandonada.

Um ano depois, essa tripulação está a ser preparada para um encontro com os astronautas americanos da Apollo 14.

Em 1973, tinha lugar o lançamento da primeira tripulação para a estação orbital americana Skylab. Os astronautas tiveram que proceder a uma série de reparações na estação, para a tornar habitável.

Para concluir: hoje é o Dia da Toalha. Don’t Panic!

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]