Para comemorar o seu 100º aniversário, em 2019, a União Astronómica Internacional (IAU) irá organizar ao longo do próximo ano uma celebração pública a nível mundial sob o tema “Unir o Mundo para Explorar o Universo”. O plano inicial para esta celebração foi anunciado na sessão de abertura da Conferência Communicating Astronomy with the Public 2018, em Fukuoka, no Japão, o maior encontro mundial de comunicadores de astronomia, que contou com a participação do NUCLIO.

100 anos de IAU.
IAU – 100 anos a “Unir o Mundo para Explorar o Universo”.

A iniciativa vem no seguimento do grande sucesso do Ano Internacional da Astronomia 2009 – que envolveu pelo menos 815 milhões de pessoas em 148 países, dando aos cidadãos a oportunidade de ficarem com um conhecimento mais profundo do papel da astronomia no enriquecimento de todas as culturas da humanidade. As celebrações do centenário da IAU (IAU100) irão destacar as principais conquistas da astronomia ao longo do século passado, com grande ênfase para o uso da astronomia como ferramenta para a educação, desenvolvimento e diplomacia.

Ao longo do ano de 2019, as atividades do IAU100 irão ser realizadas a nível global e regional, com especial relevância a nível nacional e local. Para coordenar esta iniciativa, a IAU criou o Secretariado IAU100, sediado na Universidade de Leiden (Holanda), que está a preparar uma série de Programas Representativos abrangentes sobre temas específicos [1]. Os programas irão atingir um público-alvo através da rede de disseminação da IAU e das comunidades de astronomia de cada país para garantir o sucesso global da iniciativa.

O Secretariado IAU100 divulgou o plano inicial para as celebrações e apresentou uma visão geral dos principais projetos envolvidos durante a Sessão Especial IAU100 que teve lugar na Conferência Communicating Astronomy with the Public 2018 (CAP2018), o maior encontro mundial de comunicadores de astronomia, com mais de 400 participantes de cerca de 50 países. Foi também lançado um convite à apresentação de propostas para Projetos Especiais de apoio aos Objetivos do IAU100 a nível local e nacional.

O lançamento oficial das comemorações do IAU100 terá lugar na 30ª Assembleia Geral da IAU (GA), em Viena, Áustria, de 20 a 31 de agosto de 2018. Durante a IAU GA, serão organizados vários eventos dentro do enquadramento do IAU100. Os eventos irão incluir a Cerimónia Oficial de Abertura, um Simpósio Especial do Centenário e a inauguração da Exposição IAU100: Unir o Mundo para Explorar o Universo.

“O 100º aniversário da IAU dá-nos mais uma oportunidade fabulosa de mostrarmos ao mundo a relevância das contribuições científicas e tecnológicas e da inspiração que a astronomia nos ofereceu ao longo do século passado, bem como a sua importância como ferramenta de educação, desenvolvimento e diplomacia,” disse Ewine van Dishoeck, Presidente da IAU e Presidente da Task Force do IAU100.”

Notas:

[1] A celebração do IAU100 é apoiada por 9 Programas Representativos:

  • Celebrações IAU100
  • Astronomia para a Sociedade
  • Exposição IAU100
  • Novos Mundos: “Estamos sozinhos?”
  • 100 anos de Relatividade Geral: Eclipse
  • Património Natural e Cultural da Astronomia
  • Astronomia Inclusiva
  • Astronomia para a Educação
  • Festas das Estrelas

Os Programas Representativos são programas globais sobre temas específicos que irão ajudar a alcançar os principais objetivos do IAU100. Cada programa terá vários projetos diferentes focados no tema. Poderá encontrar mais informações sobre os Programas Representativos do IAU100 aqui.

Fonte da notícia: IAU – Comunicado de Imprensa.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]