Hoje, a Arianespace leva a cabo o lançamento de um Ariane 5 para colocar em órbita dois satélites de comunicações. O evento deverá ocorrer por volta das 21.30 TMG.

Em 1945 nascia Judith Resnik, astronauta americana que pereceu no acidente do Challenger. Fez parte do primeiro grupo de mulheres admitidas como astronautas pela NASA. Um ano mais tarde vinha ao mundo outro futuro astronauta, Franklin Chang-Diaz, que foi sete vezes ao espaço em missões do space shuttle.

Em 1965, foi anunciada a constituição da primeira equipa a ser lançada numa cápsula Gemini, para cumprir testes de acoplagem no espaço; Schirra e Stafford foram os escolhidos.

Dez anos depois, a URSS procedeu ao lançamento da Soyuz 18-1, com dois cosmonautas que se dirigiam à estação orbital Salyut 4; mas as coisas não correram bem, e ao fim de 21 minutos os dois homens estavam de regresso à Terra, perdidos e a pensar que estavam na China – até serem encontrados por falantes de russo. Os dois cosmonautas viram ser-lhes negado o bónus monetário a que teriam direito por terem ido ao espaço, e tiveram que apelar a Brejnev para o receberem por fim. Apesar do segredo que rodeava as actividades espaciais soviéticas, este caso foi divulgado, já que se vivia o período de preparação para o voo conjunto Apollo-Soyuz,

Em 2009, era a vez da Coreia do Norte fazer a sua segunda tentativa de lançar um satélite. Mas só conseguiu mandar mais um pedaço de metal para o fundo do Pacífico.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 3.7]