Para manter as tradições, comecemos com os asteróides: o 42981 Jenniskens foi descoberto em 1999, e leva o nome de um astrónomo contemporâneo que se dedicou ao estudo de chuvas de eteoros, particularmente as Leónidas; o 2700 Baikonur foi encontrado em 1976 por astrónomos russos, e ficou com o nome da grande base de lançamentos soviética e agora russa, embora situada noutro país; e o 2801 Huygens, detectado em 1935, homenageia o grande cientista holandês do século XVII, descobridor de Titã, estudioso dos anéis de Saturno, e senhor de muitos outros talentos noutras áreas da Ciência.

Esta semana a cápsula Dragon CRS 14 vai ser reenviada para a Terra a partir da ISS, com experiências e outro material.

Várias companhias privadas continuam a desenvolver os seus planos para chegar ao espaço, na senda da Space X; assim, a Blue Origin procedeu ontem a um novo lançamento de teste do seu New Shepard, um foguetão reutilizável para turismo espacial. Não é só a empresa de Elon Musk que é capaz de fazer regressar à Terra o seu foguetão; e, neste caso, também regressou a cápsula, pendurada nos seus pára-quedas-

Entretanto, na China, estão a ser pedidas ao público ideias para o desenho de um futuro módulo lunar para missões tripuladas. Não deverá ser por falta de capacidade das equipas técnicas envolvidas no projecto…

Um documentário produzido pela Netflix, Mercury 13, mostra a história de 13 mulheres pilotos americanas, que nos anos 60 cumpriram todos os testes de admissão a astronauta mas nunca foram oficialmente reconhecidas como tal, nem chegaram a voar… embora o seu papel fosse mais tarde reconhecido por aquelas que chegaram de facto ao espaço. Há agora uma corrente que defende o regresso à Lua para que seja possivel, por fim, termos a Primeira Mulher na Lua.

Em 1963, havia uma discussão entre a NASA e o Departamento de Defesa sobre a responsabilidade pelo programa Gemini, que, evidentemente, a NASA não queria perder. E não perdeu, mas convém recordar que a Força Aérea americana mantém um programa espacial autónomo.

Em 1972 é apresentado um protótipo de chuveiro para ser usado no Skylab. Hoje em dia, os astronautas na ISS têm que se safar com toalhitas húmidas…

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]