Os asteróid 024 Costello, descoberto em 1999, homenageia o Costello que fazia parelha cómica com o Abbott; o 27363 Alvanclark, que foi identificado em 2000, por sua vez, refere-se a um astrónomo americano do século XIX que construiu muitos telescópios, entre os quais o do Observatório Yerkes, ainda hoje o maior refractor do mundo; e o 1958 Chandra, descoberto em 1970, tem o nome (ou melhor, parte dele) de Subrahmanyan Chandrasekhar, um dos mais proeminentes astrofísicos do século XX, falecido em 1995.

Em 1970, foi nesta data que se ouviu no centro de comando do programa Apollo as palavras “Houston, we’ve got a problem”, proferidas pela tripulação da Apollo 13, onde acabara de explodir um tanque de oxigénio.

Mais atrás no tempo, em 1960, os EUA procediam ao lançamento de um primeiro satélite para a navegação militar, o TRANSIT 1-B (o TRANSIT 1-A, lançado meses antes, não tinha conseguido chegar à órbita terrestre).

Em 1961, Gagarin enfrenta a entrevista oficial. O regresso a Moscovo é dificultado pelo mau tempo. O cosmonauta recebe um uniforme novo, mas tem que ensaiar para fazer um discurso de meia-hora perante Khrushchev, algo que não o deixa muito animado.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]