84 anos

Seria a idade que hoje completaria Yuri Gagarin, o primeiro homem no espaço. Um herói pessoal, e de toda a Humanidade. Nasceu em 1934, orbitou a Terra aos 27 anos de idade, e faleceu num acidente de aviação, quando treinava para novos voos, aos 34 – uma morte que ensombrou o programa espacial soviético. Mas hoje, celebremos o seu nascimento.

 

 

Mas antes dele…

Um cão, (Chernurshka), um manequim (Ivan Ivanovitch, pois então… e não há nada de novo sob o céu, hein, sr. Musk?) que “saltou” de pára-quedas… A 9 de Março, a URSS preparava o voo de Gagarin. O cão também sobreviveu.

 

E um ano depois

John Glenn, terceiro americano no espaço (e primeiro em órbita), recebia as suas asas de astronauta numa cerimónia no Pentágono.

 

Disney no espaço

Em 1955, foi emitido o primeiro de uma série de três programas da produtora de desenhos animados, com aconselhamento técnico de von Braun, com o título “Man in Space”. Foi assistido por 42 milhões de americanos. Uma espécie de Elon Musk dessa época (e não há maneira de deixar de falar do homem…)

 

Disparidade

Toda a gente o conhece: Spielberg. Em 2001, astrónomos cinéfilos descobriram o asteróide 25930 Spielberg e prestaram homenagem a esse nome grande da sétima arte “made in USA”. No ano seguinte, 2002, foi a vez de Rob Matson, criador do SkyMap e astrónomo amador famoso, ser homenageado, com o 73491 Robmatson. Em 1985 tinha sido descoberto o 9548 Fortran, a reconhecer a importância dessa linguagem de computador para a comunidade científica. De um lado um nome grande do entretenimento, do outro dois pequenos tijolos do vasto edifício do conhecimento.

 

Soyuz europeu?

Pois, hoje a Arianespace procede ao lançamento de um destes foguetões de origem russa, a partir da Guiana francesa, de Kourou. Vão para o espaço quatro satélites de comunicações, e o evento deverá ocorrer por volta das 16.30.

 

1986

Voltemos atrás. Neste dia, a sonda soviética Vega 2 cumpria a sua longínqua aproximação ao mais famoso dos cometas, o Halley, então na sua visita periódica ao Sistema Solar interior.

 

2008

Lançado pela ESA o primeiro ATV, veículo automático de reabastecimento da ISS; baptizado Jules Verne.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]