Asteróides: os outros

Normalmente falamos aqui dos asteróides com nomes mais ou menos curiosos que fazem a sua maior aproximação à Terra; ou melhor, passam pelos pontos da sua longínqua órbita em torno do Sol, lá pelas bandas da Cintura de Asteróides, em que estão ligeiramente menos distantes do nosso planeta. É o caso, hoje, do 9661 Hohmann (um engenheiro alemão, falecido em 1945, grande defensor da exploração espacial). Mas há outros, muito mais próximos, muito mais pequenos, que passam aqui realmente perto (em termos cósmicos). Hoje temos três do grupo Apollo e um Amor (diferentes tipos, consoante a trajectória que cumprem), todos eles a menos de 0.1 UA da Terra. Mas estes são os conhecidos, cujas trajectórias estão perfeitamente determinadas – os outros, os que ainda não encontrámos, é que são realmente perigosos.

Pioneers, de novo

A série de sondas Pioneer teve vários elementos. É certo que é difícil competir com as 10 e 11, que seguem o seu caminho para o Universo… Mas cada uma teve a sua história. Em 1959 foi lançada a Pioneer 4, que foi a primeira sonda americana a escapar da atracção terrestre e a entrar em órbita do Sol, depois de passar perto da Lua, onde era suposto embater. Não era nada (em termos de dimensão) de comparável comas suas irmãs mais novas e mais famosas (a fotografia é da número 3, cuja missão, semelhante, correu ainda pior), mas ficou para a História.

Dez anos depois

Era 1969. O ano da Lua. Foi lançada nesta data a missão Apollo 9… Mas esta, apesar de ter lugar depois da Apollo 8 (que circumnavegou a Lua), não passou da órbita da Terra, onde procedeu a inúmeros testes com o módulo lunar, que voava numa missão tripulada no espaço pela primeira vez. Os astronautas passaram dez dias em órbita, passearam no espaço, voaram no LM (com o código Spider), testaram os motores, a navegação e a atracagem, bem como o suporte de vida.

Hubble Space Telescope, 2002

Uma visita do space shuttle Columbia, para manutenção e reparações. O telescópio ainda lá está em órbita, o Columbia foi entretanto infelizmente reduzido a cinzas.